Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Polícia Civil apreendeu mais de duas toneladas de fios de cobre | Reprodução/Agência SP
A terceira fase da Operação Cegueira da Polícia Civil apreendeu nesta terça-feira (26/8) mais de duas toneladas de fios de cobre, durante o cumprimento de 89 mandados de busca e apreensão e três buscas adicionais em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Os alvos foram estabelecimentos suspeitos de negociar metais sem comprovação de origem. Durante as ações, além das duas toneladas de cobre, foram apreendidos 15 quilos de alumínio, notas fiscais e outros documentos.
Ao todo, 248 policiais civis foram mobilizados, com apoio de operadoras de telefonia. As duas primeiras fases da Operação Cegueira já haviam gerado impactos positivos na região, com redução nos furtos de fios de cobre e outros metais.
O crime de receptação qualificada não exige flagrante, apenas a comprovação da origem ilícita do produto, e pode resultar em pena de até oito anos de prisão, além de multa.
Continua depois da publicidade
Após serem orientados sobre a proibição de comercializar metais sem comprovação de origem, os envolvidos foram encaminhados à sede do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 5 (Deinter-5), em São José do Rio Preto. As investigações continuam.
Em outra operação, a Polícia Militar, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, descobriu um 'bunker' (abrigo subterrâneo) escondido em um piso falso em Americana, também no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade