A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 02 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Polícia

PM é preso após executar jovem negro com 11 tiros nas costas em São Paulo

Gabriel Renan da Silva Soares foi atingido por tiros ao tentar fugir e escorregar na porta de um estabelecimento

Monise Souza

06/12/2024 às 13:50

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Vinicius de Lima Britto foi preso por matar com 11 tiros pelas costas um jovem negro

Vinicius de Lima Britto foi preso por matar com 11 tiros pelas costas um jovem negro | Reprodução

O policial militar Vinicius de Lima Britto, que matou um jovem negro com 11 tiros pelas costas, foi preso preventivamente nesta quinta-feira (5/12). A execução ocorreu após o agente flagrá-lo furtando sabão líquido de um estabelecimento comercial na zona sul de São Paulo.

Continua depois da publicidade

O PM envolvido na ocorrência teve o pedido de prisão preventiva formulado pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) e acatado pela Justiça. Segundo a promotoria, ele praticou homicídio qualificado e a sua liberdade “põe em risco a ordem pública e prejudicará a instrução processual”.

A ocorrência foi registrada no Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), que instaurou inquérito policial para investigar os fatos, com acompanhamento da Polícia Militar durante as investigações.

Após audiência de custódia, o agente será encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, localizado na Vila Albertina, na zona norte de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Ocorrência

Após um mês do corrido, apenas na última segunda-feira (3/12), as imagens de câmeras de segurança vieram à tona para ajudar a entender o que ocorreu naquela noite. A vítima, Gabriel Renan da Silva Soares, foi atingido por 11 tiros ao tentar fugir e escorregar na porta do estabelecimento.

A ocorrência foi no mercado Oxxo, na avenida Cupecê, no bairro Jardim Prudência, zona sul de São Paulo. Nas imagens, é possível ver que Gabriel foi executado pelas costas pelo policial militar.

Enquanto pagava uma compra no caixa, o policial percebe a movimentação e saca uma arma de fogo da cintura, logo após Gabriel cair no chão. O policial militar, então, efetua os disparos quando a vítima já está na área do estacionamento do mercado.

Continua depois da publicidade

Aumento da violência policial

Apenas nesta semana, ao menos três casos de violência policial vieram à tona e ganharam repercussão entre autoridades e entidades de direitos humanos. 

No domingo (1º/12), um policial militar foi flagrado arremessando um jovem em um córrego durante abordagem na zona sul de São Paulo. O PM teve a prisão decretada pela Justiça Militar após pedido da Corregedoria.

Na segunda (2/12), imagens de câmera de segurança que flagraram a execução de Gabriel Renan da Silva Soares, de 26 anos, vieram a público. Ele foi morto após ser acusado de tentar furtar pacotes de sabão em um mercado também na zona sul da capital paulista.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados