Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Operação prende quadrilha que roubava condomínios de luxo no estado de São Paulo | Divulgação
A Polícia Civil de São Paulo divulgou um balanço da operação que cumpriu 68 mandados judiciais para desarticular uma quadrilha especializada em roubos a condomínios de luxo.
Continua depois da publicidade
A ação ocorreu na manhã desta terça-feira (12/8) na capital paulista, em Cotia, Guarulhos e Osasco, na Grande São Paulo, e também em Jundiaí, no interior de São Paulo.
Ao todo, 17 suspeitos foram presos, dois deles estavam foragidos da justiça. Participaram da operação 308 policiais civis, que cumpriram 51 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão.
As investigações começaram em maio, após um roubo a um condomínio no bairro Santa Cecília, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Segundo o delegado Ronald Quene, da 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), o grupo atuava com planejamento sofisticado. Um dia antes do crime, membros da quadrilha se passavam por funcionários de telefonia para cortar cabos de internet e desativar sistemas de segurança.
No dia do assalto, os criminosos entravam no condomínio usando carros com placas clonadas, idênticas às dos moradores, e rendiam as vítimas para levar dinheiro, joias, relógios e outros objetos de valor.
O aprofundamento das investigações permitiu identificar os envolvidos, resultando na expedição dos mandados. Batizada de Operação Shalom, termo usado como saudação e despedida por judeus, principais alvos do grupo, a ação também busca apreender armas, veículos, eletrônicos e documentos, além de localizar outros integrantes da quadrilha.
Continua depois da publicidade
“A Polícia Civil reafirma seu compromisso com o combate à criminalidade organizada e à proteção da população. Operações dessa magnitude são resultado de investigação minuciosa, cooperação entre unidades especializadas e uso de inteligência policial”, afirmou o Quene.
De acordo com levantamento da TV Globo, o número de assaltos a condomínios residenciais na capital paulista, em 2025, já superou a soma dos casos registrados em 2024, 2023 e 2022.
Neste ano, já foram contabilizadas, segundo a apuração da emissora, ao considerar somente casos que chegaram à redação, 12 ocorrências envolvendo condomínios residenciais.
Continua depois da publicidade
Em 2024, foram quatro casos; em 2023, três; e, em 2022, dois - totalizando nove registros nos três anos anteriores.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade