Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Homicídios culposos, sem intenção de matar, cresceram 13%, passando de 68 para 77 registros | Divulgação/Governo do Estado
A cidade e o estado de São Paulo apresentaram redução nos casos de latrocínio entre janeiro e junho de 2025, mas outros índices de violência tiveram aumento no período, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Continua depois da publicidade
Na Capital, foram registrados 21 roubos seguidos de morte no semestre, cinco a menos que no mesmo período de 2024, o que representa a segunda menor marca da série histórica. No Estado, a queda foi ainda maior, com redução de 22% nos casos.
Por outro lado, os homicídios dolosos, quando há intenção de matar, aumentaram. Na cidade de São Paulo, foram 248 registros no semestre, alta de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em junho, foram 40 ocorrências, cinco a mais que em 2024. Já no Estado, a quantidade de homicídios dolosos permaneceu estável, com 1.224 casos.
Continua depois da publicidade
Os homicídios culposos, sem intenção de matar, cresceram 13%, passando de 68 para 77 registros.
Crimes contra mulheres também cresceram. As Delegacias de Defesa da Mulher da Capital investigaram 31 feminicídios no primeiro semestre deste ano, contra 23 no mesmo período de 2024.
No Estado, houve 1.704 casos de estupro, aumento de quase 6%. Os estupros de vulnerável também subiram, passando de 5.493 para 5.550 ocorrências.
Continua depois da publicidade
Outro índice que apresentou crescimento foi o de lesão corporal seguida de morte. No Estado, os casos passaram de 62 para 82, alta de 36%.
Em contrapartida, os dados de furtos e roubos mostraram redução. Furtos de veículos caíram 3% no Estado, enquanto os roubos de carros recuaram 13,3%.
Os roubos de carga diminuíram 26%, e os roubos diversos apresentaram queda de 15%. Já os furtos diversos, como de celulares, tiveram alta de 1%.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade