Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Polícia divulgou a identidade de Kauan Alison Alves dos Santo, de 19 anos, e Gabriel Vieira dos Santos, que fugiu com a arma do policial, de 28 anos | Reprodução
Imagens gravadas pela câmera corporal do policial militar Johannes Kennedy Santana mostram o momento em que ele foi baleado no pescoço dentro da favela de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista.
Continua depois da publicidade
A ação policial foi realizada na tarde desta quinta-feira (7/8). Dois homens foram identificados: o autor dos disparos, Kauan Alison Alves dos Santos, de 19 anos, e Gabriel Vieira dos Santos, de 28. A polícia também tenta recuperar a arma do cabo Santana que foi roubada.
Os dois são suspeitos de realizar arrastões na região da Chácara Santo Antônio. Equipes da PM, com cerca de 300 homens, fazem busca na favela desde o final de tarde de quinta.
O coronel Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar, afirmou à TV Globo que o cabo Santana agiu corretamente durante a ação. Segundo ele, apesar de não ser recomendado estar sozinho, a maneira como aconteceu a ocorrência levou a essa situação do policial estar ali sem outros agentes.
Continua depois da publicidade
O policiamento nas entradas e saídas da favela de Paraisópolis foi reforçado para prender os envolvidos no crime, sinalizou a Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP).
O PM segue internado no Hospital das Clínicas nesta sexta. Ainda segundo a SSP, o estado de saúde dele é estável.
O cabo Santana foi baleado na favela de Paraisópolis, após perseguir dois suspeitos de realizar arrastões.
Continua depois da publicidade
Nas imagens, obtidas com exclusividade pela TV Globo, é possível ver o momento da ação. Confira vídeo abaixo:
Segundo a Polícia Militar, uma equipe fazia patrulhamento, quando encontrou uma moto ocupada por dois homens e suspeitou que a dupla poderia estar envolvida em roubos. Houve perseguição até Paraisópolis, e os suspeitos entraram na comunidade.
Ao tentar abordar Kauan, ele ofereceu resistência. Ambos entraram em uma luta corporal. O suspeito, no entanto, estava armado, e baleou o PM no pescoço. Já Gabriel Vieira dos Santos aparece nas imagens. Ele retira a arma do agente depois que ele é baleado.
Continua depois da publicidade
Na sequência, o PM pede socorro ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). No vídeo, que tem 11 minutos de duração, é possível ver que o agente está sangrando. Ele informa o Copom que foi baleado e que os suspeitos levaram a arma dele.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade