Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ruy Ferraz Fontes será velado na Alesp a partir das 10h | Reprodução
O corpo do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo Ruy Ferraz Fontes, de 63 anos, será velado na manhã desta terça-feira (16/9), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a partir das 10h.
Continua depois da publicidade
Ele foi assassinado a tiros na noite de segunda-feira (15/9), no bairro Vila Mirim, em Praia Grande, no litoral de São Paulo, após sair da prefeitura, onde atuava como secretário de Administração.
O corpo seguirá da Alesp às 15h em cortejo até o Cemitério da Paz, no Morumbi, onde o sepultamento está previsto para as 16h. Ruy deixa familiares e amigos.
Imagens de câmeras de segurança obtidas pela polícia mostram o momento em que o carro do ex-delegado é perseguido por outro veículo em alta velocidade. Após colidir com um ônibus e tombar, Ruy é alcançado, e os ocupantes do carro perseguidor descem e disparam aproximadamente 20 tiros contra ele.
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) mobilizou uma força-tarefa para apurar o crime. Estão envolvidos na operação agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra/Dope), além de unidades do Deinter 6, responsável pela Baixada Santista.
A Polícia Militar também atua com reforço do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Santos e da Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).
Segundo a SSP-SP, há duas principais linhas de investigação. A primeira considera a hipótese de vingança relacionada ao período em que Ruy Ferraz Fontes esteve à frente da Polícia Civil, com atuação direta contra lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC).
Continua depois da publicidade
A segunda apura se o crime foi motivado por conflitos ocorridos durante sua gestão como secretário de Administração da Prefeitura de Praia Grande.
O delegado-geral Arthur Dian se deslocou ao litoral para acompanhar os primeiros passos da apuração. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou o empenho total das forças policiais para identificar e prender os responsáveis.
Ex-delegado-geral entre 2019 e 2022, Ruy Ferraz Fontes também ocupou o cargo de diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) antes de se aposentar. Após a aposentadoria, assumiu o cargo de secretário municipal em Praia Grande.
Continua depois da publicidade
O Instituto Médico Legal (IML) concluiu os primeiros exames e encaminhou o corpo à capital na madrugada desta terça. O Instituto de Criminalística (IC) ainda elabora laudos sobre a cena do crime e o veículo da vítima.
A polícia não divulgou, até o momento, quantas pessoas participaram da ação nem se os suspeitos já foram identificados. As diligências seguem em curso na Baixada Santista e na capital paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade