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Aeroporto no interior de SP tem atraso questionado por deputada

Parlamentar indica que já foram anunciadas ao menos três datas diferentes para o início das obras

Bruno Hoffmann

03/09/2025 às 15:05

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Aeroporto de Marília foi concedido para a Rede VOA em 2022

Aeroporto de Marília foi concedido para a Rede VOA em 2022 | Divulgação/Rede VOA

A deputada estadual Dani Alonso (PL-SP) cobrou de forma presencial nesta terça-feira (2/9) uma série de diretores da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) em relação à fiscalização das obras do Aeroporto Estadual de Marília, no interior paulista.

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O aeroporto, chamado oficialmente de Frank Miloye Milenlovich, está concedido para a Rede VOA, que tem obrigações contratuais em relação ao espaço físico do local, como a ampliação do terminal de embarque e desembarque de passageiros. 

A Rede VOA é concessionária de 16 aeroportos paulistas:  Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro, Itanhaém, Jundiaí, Bragança Paulista, Ubatuba e Guaratinguetá.

Segundo a parlamentar, a empresa vem protelando o início da reforma do terminal de passageiros em Marília, para o qual cronograma em vigor prevê aplicações nesta rubrica superiores a R$ 1,1 milhão em 2025, e acima de R$ 1,7 milhão no próximo ano.

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Concessão em 2022

O aeroporto foi concedido pelo governo estadual em 2022, durante a gestão de João Doria (então no PSDB), e o prazo de conclusão da revitalização e ampliação é junho de 2026.

Contudo, ainda conforme a deputada do PL, já foram anunciadas ao menos três datas diferentes para o início das obras, que agora estão sem previsão para começar.

“O governador Tarcísio de Freitas, em visita a Marília na semana passada, afirmou que o tombamento do Aeroclube local não é desculpa para deixarem de fazer os investimentos contratados pelo Estado”, afirmou Dani.

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Em reunião quatro dias após a visita de Tarcísio ao município, a diretora de Investimento da Artesp, Raquel França Carneiro, e o superintendente de aeroportos da agência, Ricardo Volpi, reforçaram o compromisso de fiscalizar o cumprimento do cronograma.

Ambos também confirmaram que o cronograma de investimentos foi aprovado pela Artesp. Em caso de irregularidades, podem ser aplicadas sanções legais.

“Além da revitalização e ampliação do terminal existente, estão previstas outras melhorias. A Rede VOA tem a obrigação de aplicar R$ 7,3 milhões em melhorias no aeroporto de Marília até 2028 e nós estamos trabalhando para que isso se concretize”, completou a parlamentar.

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A Gazeta entrou em contato com a Rede VOA para questionar os apontamentos da deputada, e atualizará este texto caso receba resposta.

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