Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Moradores da zona sul de São Paulo tiveram a oportunidade de participar do projeto 'Câmara na Rua' no último sábado (27/9) | Lucas Bassi/Câmara Municipal de SP
Os moradores da zona sul de São Paulo tiveram a oportunidade de participar do projeto ‘Câmara na Rua’ no último sábado (27/9). O programa social do Legislativo da capital paulista esteve no Centro Educacional Unificado (CEU) Guarapiranga, na região de M’ Boi Mirim, na extremidade da zona sul.
Continua depois da publicidade
A iniciativa do Legislativo municipal de São Paulo busca aproximar a população das políticas públicas da cidade.
O vereador Isac Félix (PL) representou o presidente da Câmara de São Paulo, vereador Ricardo Teixeira (UNIÃO), e o vereador Silvinho Leite (UNIÃO) conduziu os trabalhos da mesa, composta ainda pelos vereadores João Ananias (PT) e Marcelo Messias (MDB).
A zona sul recebeu a sexta edição do projeto, que percorre todas as regiões da Capital levando uma feira interativa e também a tribuna popular - espaço onde os cidadãos podem expor suas demandas aos vereadores.
Continua depois da publicidade
O primeiro a falar foi Caio Risscala, morador da região, que pediu atenção a pessoas com deficiência e a zeladoria do bairro. Ele também falou sobre a falta de segurança. “Essa semana tivemos 33 pessoas com aliança roubada. O celular já virou comum”.
Antônio Leo Marques, representante da Associação Arizona, pediu recursos para a revitalização de espaços públicos e a implementação de projetos sociais para a terceira idade.
Agnelza Andrade falou sobre a necessidade de reestruturação do CEU Casablanca.
Continua depois da publicidade
“Solicitamos, com urgência, uma reforma ampla desse potente equipamento público de educação, incluindo reforma completa das piscinas e reforma estrutural do prédio, com foco em segurança e acessibilidade.”
Agnaldo José Soares solicitou a conclusão de obras públicas que estão paradas e por mais limpeza. “Está tudo quebrado e deixaram as calçadas sem acesso. Crianças e cadeirantes não conseguem chegar ao ponto de ônibus.”
Alex Albuquerque quer a ampliação de atendimento no hospital do M’Boi Mirim, além de mais espaços de cultura. “Isso tudo está no orçamento da cidade. Houve um crescimento muito grande da população e estamos precisando dessa ampliação”.
Continua depois da publicidade
O líder comunitário Francisco de Assis, representante do Parque Santo Antônio, pediu pela volta de “ruas de lazer”. Leonardo Teixeira, do Grupo Rema M’Boi Mirim – que representa 158 comerciantes da região, falou sobre os frequentes acidentes na avenida Luiz Gushiken e pediu medidas para diminuir os assaltos na região.
Outra liderança comunitária presente ao evento, Ricardo “Da ponte pra cá” solicitou por creches noturnas para as mães que trabalham à noite, a construção de uma UPA e a duplicação da estrada do M’Boi Mirim. “Quero falar também da farmácia de alto custo, que é do Estado, mas eu creio que junto a essa mesa vai chegar no nosso governo”.
Os moradores também apresentaram demandas pela criação de hospital veterinário, revitalização de praças, clubes da comunidade, clubes, escolas, fiscalização do descarte de entulhos, saneamento, pavimentação, transporte, mobilidade, assistência a idosos, moradia, entre outros.
Continua depois da publicidade
O vereador Isac Félix solicitou para a população acompanhar o trabalho dos vereadores e disse que é um dos parlamentares que mais aprovou projetos voltados para atenção às mulheres. Além disso, sugeriu que representantes da segurança pública participem do projeto “Câmara na Rua”. “Vamos tentar trazer o capitão para o Câmara na Rua. A segurança é um projeto e obrigação do Estado.”
O vereador João Ananias ressaltou que todas as demandas serão analisadas pela Câmara com muito carinho. “Estou gostando muito hoje aqui porque, realmente, trouxe demandas, não para passar a mão na cabeça de vereadores ou de políticos. Obrigado”.
O vereador Marcelo Messias falou sobre a necessidade de mais espaços para acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista. “Nós estamos apresentando para o prefeito três territórios para trazer o TEA zona sul, que, pelo que eu entendi, será construído em Santo Amaro.”
Continua depois da publicidade
O vereador Silvinho Leite afirmou que já foi liberado espaço para construção de uma farmácia de alto custo na região. “Já levamos três espaços de demanda para o nosso secretário para a gente poder construir uma farmácia de alto custo aqui”.
A 7ª edição do projeto Câmara na Rua já tem local definido. O evento acontecerá no último sábado de outubro (25/10), no CEU Paraisópolis, na rua Dr. José Augusto de Souza e Silva, S/N, no Jardim Parque Morumbi.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade