Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ações incluem exames gratuitos, conscientização e monitoramento do câncer de mama e colo do útero | Freepik
Outubro é o mês da campanha de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero, já conhecido como Outubro Rosa. Um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que entre 2023 e 2025 serão registrados cerca de 73,6 mil casos de câncer de mama no Brasil, com aumento significativo da mortalidade nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
O estudo também indica o aumento da mortalidade pela doença. Segundo o INCA, a mortalidade pelo câncer de mama entre 2000 e 2022 escalou de 9,4 para 17,5 óbitos por 100 mil mulheres, um aumento de 86,2%.
Ainda neste estudo, é indicado que o câncer de colo do útero é o terceiro mais incidente no País, com 17.010 novos casos por ano estimados para o triênio 2023-2025.
Já o câncer colorretal deve ser diagnosticado em aproximadamente 23.660 mulheres por ano no mesmo período.
Continua depois da publicidade
Para a prevenção, a prefeitura de São Paulo e o governo do Estado têm elaborado propostas para ampliar a rede de prevenção.
Uma das campanhas feitas pelo governo é a “Carreta da Mamografia”, que agiliza os exames preventivos do câncer de mama.
Outra medida, que acontece neste sábado (18/10), é o programa da prefeitura de São Paulo Avança Saúde - Mulher, que também foi elaborado para promover a prevenção do câncer de colo do útero e de mama.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade