Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O deputado federal André Janones entrou no alvo do Conselho de Ética | Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3/12) a abertura de dois processos disciplinares contra o deputado André Janones (Avante-MG). Na mesma decisão, arquivou processos contra o deputado licenciado e atual ministro Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Lindbergh Farias (PT-RJ).
Continua depois da publicidade
Em uma das representações, o PL acusa Janones de ofender o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), chamando-o de "assassino", "corrupto" e "drogado". Em outra, o partido o PL acusa o parlamentar de cometer falso testemunho no processo de "rachadinha", prática da qual foi acusado.
Em outro processo, o conselho considerou suficiente a pena de três meses contra Janones por ofensas ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), já cumprida.
Boulos havia sido acusado pelo PL de ofender parlamentares do partido durante uma reunião do próprio conselho, em abril. A representação foi arquivada por ampla maioria.
Continua depois da publicidade
Já Lindbergh respondia a duas representações. A primeira, por supostas ofensas ao deputado Gustavo Gayer (PL-GO), foi arquivada por ampla maioria. A segunda, apresentada pelo partido Novo, que o acusa de divulgar imputações falsas contra o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), ainda segue em tramitação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade