Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Movimento Vida Além do Trabalho ganha força, mas encontra resistência política | Foto/Bruno Santos/Folhapress
Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 70% dos deputados federais são contra o fim da escala 6×1, modelo em que a pessoa trabalha seis dias e folga um. O levantamento foi divulgado na manhã desta quarta-feira (2/7).
Continua depois da publicidade
Segundo o levantamento, somente 22% dos deputados são a favor; os outros 8% não sabem ou não responderam à pesquisa.
A pauta é liderada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que protocolou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) na Câmara para acabar com a escala 6×1, mas o texto não teve adesão significativa entre os parlamentares.
A mesma proposta foi apresentada pelo PSOL nas câmaras de São Paulo e Rio de Janeiro. Fora do Legislativo, o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) tem mobilizado pessoas contra a escala 6x1.
Continua depois da publicidade
Além das propostas do PSOL, os deputados foram perguntados sobre outros assuntos que têm ganhado força no Congresso. A Quaest entrevistou 40% da Câmara (203 deputados federais), entre os dias 7 de maio e 30 de junho. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
Segundo a pesquisa, 88% dos parlamentares são a favor da elevação da faixa de isenção fiscal do Imposto de Renda. Esta é uma das principais pautas defendidas pelo governo Lula.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade