Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Presidente iniciou o pronunciamento dizendo estar indignado por saber que ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros | Fabio Rodrigues Pozzebom
Em pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira (17/7), o presidente Lula, defendeu o Pix, disse que o "tarifaço" anunciado pelos EUA é uma "chantagem inaceitável" e criticou políticos "traidores da pátria" que apoiaram a decisão norte-americana.
Continua depois da publicidade
O presidente iniciou o pronunciamento dizendo estar indignado por saber que o ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros e os chamou de "traidores da pátria".
Lula lembrou que o governo brasileiro enviou proposta para negociar tarifas há dois meses, mas não obteve resposta. "Esperávamos uma resposta, e o que veio foi uma chantagem inaceitável, em forma de ameaças às instituições brasileiras, e com informações falsas sobre o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos".
Além disso, o presidente defendeu regras para a atuação das big techs, que foi outro motivo citado por Trump para a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras.
Continua depois da publicidade
E ressaltou que, para operar no País, todas as empresas nacionais e estrangeiras são obrigadas a cumprir as leis do Brasil.
O presidente afirmou no discurso que irá taxar e regulamentar as big techs, debate que não tem avançado no governo.
No encerramento do pronunciamento, Lula ainda citou o Pix. "Não aceitaremos ataques ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, e vamos protegê-lo."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade