Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Presidente Lula afirmou que quer negociar com Trump | Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29/8) que quer negociar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, e que “não está com pressa” em adotar medidas de reciprocidade contra os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
A afirmação, feita à Rádio Itatiaia, ocorreu após o anúncio de que o Ministério das Relações Exteriores acionou a Câmara de Comércio Exterior no dia anterior (28/8) para analisar a aplicação pelo Brasil da Lei da Reciprocidade Econômica sobre o país norte-americano.
“Não tenho pressa de fazer qualquer coisa com a reciprocidade contra os Estados Unidos. Tomei a medida porque precisa andar o processo. Temos que dizer que também temos coisas para fazer contra os Estados Unidos, mas não tenho pressa, porque quero negociar”, disse Lula.
O brasileiro afirmou que colocou uma equipe de ministros à disposição do governo Trump para tratar das negociações, como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o da Fazenda, Fernando Haddad.
Continua depois da publicidade
“Se o Trump quiser negociar, o 'Lulinha paz e amor' está de volta. Não quero guerra com os EUA, quero negociar.”
No entanto, segundo ele, o governo norte-americano não está disposto a discutir a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros exportados ao mercado norte-americano.
Ainda à Itatiaia, o presidente revelou que mais de 73% dos produtos norte-americanos não são tarifados no Brasil. Dos 10 mais importantes, segundo o petista, oito são zerados.
Continua depois da publicidade
Na quinta, O Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) um comunicado informando que o Brasil iniciou as consultas e medidas para aplicar a legislação contra os Estados Unidos.
O Brasil notificaria oficialmente o governo americano sobre o início do processo nesta sexta. A Camex tem 30 dias para avaliar se é possível a aplicação da lei.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade