A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 29 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Lula quer negociar com Trump após acionar processo de retaliação

Afirmação ocorreu após início de análise aplicação pelo Brasil da Lei da Reciprocidade sobre os EUA

Bruno Hoffmann

29/08/2025 às 15:30  atualizado em 29/08/2025 às 15:46

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Presidente Lula afirmou que quer negociar com Trump

Presidente Lula afirmou que quer negociar com Trump | Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (29/8) que quer negociar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, e que “não está com pressa” em adotar medidas de reciprocidade contra os Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

A afirmação, feita à Rádio Itatiaia, ocorreu após o anúncio de que o Ministério das Relações Exteriores acionou a Câmara de Comércio Exterior no dia anterior (28/8) para analisar a aplicação pelo Brasil da Lei da Reciprocidade Econômica sobre o país norte-americano.

“Não tenho pressa de fazer qualquer coisa com a reciprocidade contra os Estados Unidos. Tomei a medida porque precisa andar o processo. Temos que dizer que também temos coisas para fazer contra os Estados Unidos, mas não tenho pressa, porque quero negociar”, disse Lula.

'Lulinha paz e amor'

O brasileiro afirmou que colocou uma equipe de ministros à disposição do governo Trump para tratar das negociações, como o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o da Fazenda, Fernando Haddad.

Continua depois da publicidade

Se o Trump quiser negociar, o 'Lulinha paz e amor' está de volta. Não quero guerra com os EUA, quero negociar.”

No entanto, segundo ele, o governo norte-americano não está disposto a discutir a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros exportados ao mercado norte-americano.

Ainda à Itatiaia, o presidente revelou que mais de 73% dos produtos norte-americanos não são tarifados no Brasil. Dos 10 mais importantes, segundo o petista, oito são zerados.

Continua depois da publicidade

Reciprocidade

Na quinta, O Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviou à Câmara de Comércio Exterior (Camex) um comunicado informando que o Brasil iniciou as consultas e medidas para aplicar a legislação contra os Estados Unidos. 

O Brasil notificaria oficialmente o governo americano sobre o início do processo nesta sexta. A Camex tem 30 dias para avaliar se é possível a aplicação da lei.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados