Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nova tecnologia promete transformar experiência da TV aberta | Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (27/8) um decreto que regulamenta a TV 3.0, também chamada de DTV+. Este será o novo formato para assistir à televisão no Brasil.
Continua depois da publicidade
A nova tecnologia promete transformar a experiência da TV aberta, oferecendo imagem em 4K e 8K, som imersivo e recursos interativos, aproximando-se dos serviços de streaming. Com a regulamentação, as emissoras poderão começar a implantar a tecnologia.
Segundo o governo, as transmissões devem começar no primeiro semestre de 2026, a partir das grandes capitais, e a expansão nacional deve levar até 15 anos.
Além de oferecer maior qualidade, a TV 3.0 permitirá publicidade personalizada, integração com aplicativos e serviços extras, como receber informações locais em tempo real.
Continua depois da publicidade
Inicialmente, será necessário um adaptador, mas a expectativa é que, no futuro, os televisores já venham com a tecnologia incorporada de fábrica.
De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a transição será gradual, com convivência entre a TV digital atual e a nova tecnologia por pelo menos uma década.
“Será uma migração escalonada a partir das grandes capitais”, disse.
Continua depois da publicidade
Representantes do setor comemoraram a medida, destacando os avanços em qualidade de imagem, interatividade, novos modelos de negócios e maior aproximação com o público.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade