A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 10 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Mamãe Falei e Boulos trocam acusações na COP30; veja vídeo

Líder do MBL questionou ministro sobre rachadinha de Janones, que respondeu chamando adversário de 'assediador'

Bruno Hoffmann

10/11/2025 às 13:00  atualizado em 10/11/2025 às 14:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Arthur do Val e Boulos discutem na COP30

Arthur do Val e Boulos discutem na COP30 | Toninho Castro/Gazeta de S.Paulo

O líder do MBL, Arthur do Val, gravou um vídeo no início da tarde desta segunda-feira (10/11) em que questionou o ministro Guilherme Boulos (PSOL) na COP30, a conferência do clima da ONU, em Belém, na capital do Pará.

Continua depois da publicidade

Nas imagens feitas por Toninho Castro, repórter-fotográfico da Gazeta, é possível ver Arthur, conhecido também como Mamãe Falei, questionar o ministro da Secretaria Civil da Presidência sobre a acusação de rachadinha contra o deputado André Janones (Avante-MG)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ao mesmo tempo, Boulos bradava: “Cuidado, gente. Tem assediador na área”. A frase foi uma referência ao caso em que Arthur disse que “as ucranianas são fáceis porque são pobres”, o que provocou a sua cassação como deputado estadual em São Paulo, em 2022.

O psolista foi o relator da representação do PL contra Janones e pediu o arquivamento do processo que investigava a prática de rachadinha pelo deputado. O caso se tornou munição de adversários para indicar que Boulos protege seus aliados políticos.

Continua depois da publicidade

Abertura da conferência

A COP30 começou oficialmente nesta segunda, com discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O mandatário disse que o encontro servirá para “impor uma nova derrota aos negacionistas”.

Para ele, o mundo vive uma era da desinformação, em que obscurantistas rejeitam evidências científicas. Lula destacou que esta será a COP da verdade.

“Eles controlam algoritmos, semeiam ódio e espalham medo. Atacam as instituições, a ciência e as universidades. É o momento de impor uma nova derrota aos negacionistas”, disse Lula.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados