A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 03 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Saúde alerta para destilados com metanol após mortes e intoxicações no Brasil

Alerta vale principalmente para destilados incolores de procedência desconhecida

Hebert Dabanovich

03/10/2025 às 07:40  atualizado em 03/10/2025 às 08:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Recomendação ocorre após a notificação de 59 casos de intoxicação por metanol no país

Recomendação ocorre após a notificação de 59 casos de intoxicação por metanol no país | Antonio Cruz/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou à população evitar o consumo de bebidas alcoólicas destiladas nesta quinta-feira (2/10).

Continua depois da publicidade

A recomendação ocorre após a notificação de 59 casos de intoxicação por metanol no país, dos quais 11 foram confirmados.

Segundo Padilha, o alerta vale principalmente para destilados incolores de procedência desconhecida. Ele destacou que o risco de adulteração é maior nesse tipo de produto.

Padilha afirmou que, no caso da cerveja, a manipulação é mais difícil devido a características como a presença de gás e a embalagem descartável, embora já tenham sido registrados episódios de intoxicação por falhas de produção.

Continua depois da publicidade

Do total de ocorrências, 53 foram registradas em São Paulo, cinco em Pernambuco e uma no Distrito Federal.

Há uma morte confirmada em São Paulo e outras sete em investigação: duas em Pernambuco, nas cidades de João Alfredo e Lajedo, e cinco em São Paulo, sendo duas em São Bernardo do Campo e três na capital paulista.

O ministro informou ainda que o Ministério da Saúde vai ampliar o estoque de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de pacientes intoxicados, com a compra de 4.300 ampolas. A pasta também prevê a aquisição de 5 mil tratamentos, cada um com 30 ampolas.

Continua depois da publicidade

Além disso, o governo solicitou à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a doação de 100 tratamentos de fomepizol — antídoto usado em casos graves e sem registro no Brasil, e manifestou interesse em adquirir até mil unidades para a formação de um estoque nacional.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou que vai acionar dez agências reguladoras internacionais para que elas entrem em contato com fabricantes de fomepizol, diante do aumento de casos considerados atípicos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados