Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Organizações sociais administram o Theatro Municipal de São Paulo | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), explicou que a decisão de solicitar a rescisão da organização social Sustenidos com o Complexo Theatro Municipal está relacionada a vários problemas com Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).
Continua depois da publicidade
Segundo o emedebista, o contrato com a gestão da Sustenidos com o teatro histórico paulistano “já tinha uma série de problemas com o Tribunal de Contas, mas a postagem de um colaborador incentivando a violência foi a gota d’água”.
Ele se referiu a postagem de um gestor de elenco da Sustenidos, que teria ironizado a morte do ativista norte-americano Charlie Kirk (1993-2025), assassinado no início deste mês nos Estados Unidos.
O funcionário compartilhou nas redes sociais uma postagem declarando que “não se deve chorar por trumpista” e comparando Kirk a nazistas. A publicação viralizou e provocou reação de políticos de direita, que pressionaram pela demissão do funcionário.
Continua depois da publicidade
“Solicitamos que a organização demitisse a pessoa, mas ela não o fez. Portanto, pactuou com esse comportamento. E quem pactua com violência não serve para prestar serviço à prefeitura”, justificou Nunes ao portal g1.
Um grupo de artistas lançou uma petição contra a decisão de Nunes de rescindir o contrato com a Sustenidos. O valor do convênio era de R$ 565,3 milhões.
Em nota, a Sustenidos afirmou ter “total discordância com o conteúdo do post”, e disse que “é importante ressaltar que o funcionário não compartilhou postagem em nome da Sustenidos ou do Theatro, nem teria prerrogativa de fazê-lo, já que não ocupa cargo de direção nem é porta-voz da entidade”.
Continua depois da publicidade
A organização também negou que tenha problemas com o TCM. “O que tramita no TCM é um questionamento à própria Prefeitura de São Paulo devido ao processo licitatório, feita por uma organização que perdeu a concorrência do Theatro Municipal. Não há questionamento sobre a lisura da gestão da Sustenidos”.
A prefeitura informou que a organização social ainda está no prazo para apresentar defesa.
O Complexo Theatro Municipal de São Paulo foi fundado em 2011, e desde então organizações sociais administram o teatro no centro da capital paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade