Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Romeu Zema, do Novo, é governador de Minas Gerais | Gil Leonardi/Imprensa MG
O partido Novo chegou a 70 filiados neste mês, o que representa o dobro da quantidade de membros registrados no mesmo período de 2023. Os dados são da própria sigla e foram enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Continua depois da publicidade
A alta se intensificou em 2024, quando a legenda havia alcançado 50 mil filiados cinco meses antes do esperado pelo diretório nacional.
“O crescimento reflete as mudanças estratégicas da legenda e a ampliação da presença nacional, além da consolidação de uma identidade política marcada pela defesa da liberdade de expressão, liberdade econômica, do combate à corrupção”, afirmou Eduardo Ribeiro, presidente do Novo.
O Novo é o partido do governador Romeu Zema, de Minas Gerais, que estuda se lançar à Presidência em 2026.
Continua depois da publicidade
O presidente da legenda também destacou que a sigla segue marcada pela luta contra os privilégios no setor público e da busca por maior eficiência e transparência no Estado.
Apesar disso, Ricardo Salles (Novo-SP), um dos cinco deputados federais da sigla, é o quinto parlamentar paulista da Câmara mais custoso em verba de gabinete neste ano entre 70 ao total.
O ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL) também foi o único parlamentar do Novo a não votar pelo "não" na PEC da Blindagem. O parlamentar, porém, se absteve, e não vou em nenhuma opção.
Continua depois da publicidade
A Gazeta apurou que parte da direção do partido está descontente com esses aparentes contrassensos de Salles, apesar de preferirem não se pronunciar publicamente.
Atualmente, o MDB é a sigla com mais filiados no Brasil, com 2,1 milhões. O PT aparece na sequência, com 1,7 milhão de filiados.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade