O Partido Novo oficializou, nesta segunda-feira (20/7), a candidatura do ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles ao Senado por São Paulo nas Eleições de 2026. A sigla ainda confirmou apoio à Tarcísio de Freitas (Republicanos), que busca a reeleição.
Salles atuou como ministro durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2021. Atualmente, ele atua como deputado federal por São Paulo.
Escolha de Salles e campanha do Novo
A escolha aconteceu durante uma convenção estadual da legenda. O processo homologou 71 candidaturas à Câmara dos Deputados, sendo 27 femininas, além de outras 95 à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (32 mulheres).
Conforme informado pelo partido, a chapa aprovada pelo diretório estadual incluirá candidatos que defendem pautas relacionadas à responsabilidade fiscal, desenvolvimento econômico e fortalecimento de instituições.
O presidente estadual do partido Novo, Fernando Meira, afirmou em nota que a sigla apresenta aos eleitores uma chapa composta por pessoas “comprometidas com a ética, a responsabilidade na gestão pública, a liberdade econômica e a defesa do bom uso dos recursos públicos”.
Busca por uma das vagas
Na pesquisa divulgada pela Datafolha em 6 de julho, Ricardo Salles apareceu na terceira colocação na preferência dos eleitores para o Senado, com 13%. Ele está empatado tecnicamente com Simone Tebet (PSB), que registrou 16%, e atrás de Marina Silva (Rede), com 18%.
Esse ano, os eleitores votarão duas vagas para o Senado, uma vez que a Casa irá eleger dois representantes por unidade federativa.
Salles afirmou durante o 10° Encontro Nacional do Partido Novo que a principal missão de sua aliança política é derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe de Estado tentará se reeleger em outubro e lidera de forma apertada as intenções de votos, segundo a pesquisa Nexus, de 29 de junho (47% a 44%).
Ainda no evento, o ex-ministro do Meio Ambiente chamou Simone Tebet e Marina Silva, suas concorrentes, de “forasteiras”.
