A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 14 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

PF afasta prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, em operação anticorrupção

Ele foi afastado do cargo por um ano e terá de usar tornozeleira eletrônica

Hebert Dabanovich

14/08/2025 às 08:37  atualizado em 14/08/2025 às 09:52

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Prefeito foi afastado do cargo por um ano

Prefeito foi afastado do cargo por um ano | Divulgação/SBC

A Polícia Federal (PF) realiza uma operação nesta quinta-feira (14/8) contra crimes de corrupção e lavagem de dinheiro em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Continua depois da publicidade

O principal investigado é o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos). Ele foi afastado do cargo por um ano e terá de usar tornozeleira eletrônica, que será colocada ainda nesta quinta na sede da PF na capital paulista.

A PF solicitou a prisão do prefeito, mas a Justiça negou.

Os agentes cumprem dois mandados de prisão preventiva, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema, todas no estado de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Prefeito é alvo de operação da Polícia FederalMarcelo Lima (Podemos) terá que usar tornozeleira eletrônica - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Danilo Lima, presidente da Câmara e primo do prefeito, e o vereador Ari de Oliveira, também são alvos da operação.

Os agentes acreditam que o servidor público Paulo Iran, que era auxiliar legislativo da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), seja o mediador deste esquema de corrupção. Há ligações dele com o prefeito e indícios de pagamento de propina para contratos com empresas na área de obras, saúde e manutenção. 

Analises feitas pela PF no celular de Paulo Iran indicam que ele pagava contas do prefeito, da mulher e da filha. Há um mandado de prisão decretado contra ele, que está foragido.

Continua depois da publicidade

As investigações começaram no mês passado, a partir da apreensão de R$ 14 milhões em espécie (entre reais e dólares norte-americanos) com um servidor público suspeito de integrar uma organização criminosa.

Os investigados responderão, na medida de suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados