Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Silvia Ferraro é vereadora do PSOL em São Paulo | Rovena Rosa/Agência Brasil
O namorado da vereadora Silvia Ferraro (PSOL) foi preso pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) nesta quarta-feira (9/7) após ser reconhecido por câmeras do Smart Sampa, no centro de São Paulo. Ele tinha uma condenação a 7 anos de prisão por roubo qualificado.
Continua depois da publicidade
Nos bastidores, aliados do prefeito Ricardo Nunes (MDB) destacaram que a parlamentar havia entrado em 2023 com uma petição ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para impedir o edital do Smart Sampa.
Segundo ela, à época, o sistema de câmeras da Prefeitura de São Paulo com tecnologia de reconhecimento facial era discriminatório e violaria a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em nota, a parlamentar disse ser “totalmente caluniosa” a tentativa de vincular o seu nome ao crime ao qual o homem é condenado, e que mantinha um relacionamento recente com ele (leia a nota da psolista mais abaixo).
Continua depois da publicidade
Flavio Eduardo dos Santos, de 49 anos, tinha uma condenação a 7 anos de prisão por roubo qualificado expedido pela 14ª Vara Criminal Central do Tribunal de Justiça de São Paulo, e foi reconhecido no Brás pelo sistema de câmeras coordenada pela Prefeitura da Capital.
O caso foi registrado no 8º Distrito Policial, também no Brás. Flavio segue preso.
Em nota enviada à Gazeta, a assessoria da parlamentar disse ser caluniosa qualquer associação do seu nome com o crime cometido, e que quer que a lei seja cumprida.
Continua depois da publicidade
Leia abaixo, na íntegra:
“Silvia Ferraro vem por meio desta nota esclarecer que soube no dia 09/07/2025 que havia um mandado de prisão expedido, referente a um processo de 2014, em desfavor de Flavio Eduardo dos Santos, com quem mantinha um relacionamento recente.
É totalmente caluniosa qualquer tentativa de vincular o nome da vereadora e a sua atuação política com esse fato.
Continua depois da publicidade
Que as garantias ao devido processo legal sejam cumpridas neste e em qualquer caso ou julgamento”.
Segundo a gestão municipal, as câmeras do Smart Sampa já ajudaram na captura de 1424 foragidos, sendo 1104 somente neste ano.
Também auxiliou na prisão de 2746 criminosos em flagrante e na localização de 73 pessoas desaparecidas. Somente em julho deste ano, o programa auxiliou na prisão de 63 criminosos, ainda segundo a prefeitura.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade