Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Daniel Martini foi eleito prefeito de Atibaia em outubro de 2024; chefe do Executivo já exerceu outros cargos políticos no município | Reprodução/Facebook
Em entrevista exclusiva à Gazeta, o prefeito de Atibaia Daniel Martini (PL) disse que Educação será uma das prioridades da sua gestão. A cidade, no interior de São Paulo, a cerca de 65 quilômetros da capital paulista, ganhou as manchetes dos noticiários no começo de junho após o lançamento de uma campanha com foco na saúde das crianças e dos adolescentes.
Continua depois da publicidade
A administração municipal lançou a campanha “Férias sem Telas” para abordar a importância de promover o uso consciente das telas, sejam de celulares, computadores ou TVs. O projeto será permanente e é trabalhado nas unidades de ensino de Atibaia.
“No começo, essas telas podem parecer algo bem inofensivo, mas é necessário ter muito cuidado e atenção. Hoje, os estudos científicos mostram como o uso excessivo de telas pode prejudicar a saúde, principalmente de crianças e adolescentes que ficam horas diante de celulares e outros equipamentos eletrônicos”, pontuou Daniel Martini.
O chefe do Executivo ressaltou à Gazeta que os pais e responsáveis pelos alunos da cidade entenderam e aprovaram a campanha.
Continua depois da publicidade
“Desde o começo do ano já vínhamos falando e trabalhando o assunto, principalmente na rede de ensino. Hoje, uma criança que fica de 3 a 4 horas exposta a uma tela, quando chega em uma sala de aula, apresenta problemas sérios de concentração e até de socialização. A população entendeu a seriedade e a importância da campanha”, complementou Martini.
Segundo o pediatra Daniel Becker, em entrevista ao Portal Drauzio, estudos mostram que, quanto menor a criança, mais graves tendem a ser os danos. Além disso, quanto mais cedo ela tem acesso a um celular e maior o tempo de uso durante a infância, maior é o risco de desenvolver sintomas de depressão grave na adolescência.
Isso porque o cérebro das crianças está em fase crítica de desenvolvimento, especialmente nos primeiros anos de vida, e a exposição excessiva às telas pode afetar negativamente habilidades como atenção, linguagem, memória e regulação emocional.
Continua depois da publicidade
Como fonte, é possível citar estudos da American Academy of Pediatrics (AAP), Canadian Paediatric Society e Twenge & Campbell, entre outros.
O neurologista infantil e autor do livro “Salve seus filhos”, Marcelo Masruha, em entrevista ao site Consumidor Moderno (reportagem de Marcelo Brandão), fez um alerta sobre alterações no cérebro infantil, como empobrecimento cognitivo e queda no QI em jovens expostos a longas jornadas diante das telas.
O especialista afirma que o conteúdo online consumido por crianças e adolescentes afeta diretamente áreas fundamentais do cérebro e precisa ser supervisionado pelos pais. Os danos causados podem, inclusive, comprometer o futuro profissional dos jovens.
Continua depois da publicidade
Conhecida por ser a capital do morango, a cidade de Atibaia foi eleita neste ano como uma das cidades mais seguras do Brasil, com índices que chamam a atenção pelos números que superam até mesmo algumas localidades do Canadá.
Atibaia ocupa uma área de aproximadamente 490 km², com 57% de seu território composto por zona rural e 43% por área urbana.
Sua localização estratégica, a 67 km da capital paulista, 60 km de Campinas e 90 km de São José dos Campos, favorece o desenvolvimento e a infraestrutura do município.
Continua depois da publicidade
Ainda em contato à Gazeta, o prefeito reforçou que os moradores podem esperar uma gestão responsável.
“Assumimos uma prefeitura com muitos problemas financeiros. Uma situação delicada. Os moradores de Atibaia podem esperar uma gestão muito responsável, principalmente se falando em administração e compromisso fiscal. Em breve, vamos trazer mais boas notícias para a nossa cidade.
Daniel Martini foi eleito em outubro de 2024. Ele garantiu a vitória com 37.913 votos, o que correspondeu a 48,22% dos votos válidos.
Continua depois da publicidade
Martini, de 43 anos, ficou à frente de Saulo Pedroso (PSD), segundo colocado com 27.380 votos, o que representou 34,82% dos votos válidos.
Advogado, Daniel Martini é natural de Caxias do Sul, no Rio de Grande do Sul, tem 43 anos e é casado. Ele já ocupou o cargo de Secretário Adjunto de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Atibaia entre 2009 e 2010.
Também foi chefe de gabinete do prefeito e coordenador da Defesa Civil de Atibaia, até abril de 2012. Martini já foi vereador em Atibaia e concorreu em eleições para deputado estadual.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade