A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 10 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Política

Projeto inspirado em NY pretende recuperar áreas degradadas de SP

Proposta da vereadora Cris Monteiro permite que empresas adotem espaços públicos em troca de incentivos fiscais

Bruno Hoffmann

10/09/2025 às 17:05

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Projeto pretende, segundo vereadora, estimular o comércio local, gerar empregos, valorizar imóveis e recuperar áreas degradada

Projeto pretende, segundo vereadora, estimular o comércio local, gerar empregos, valorizar imóveis e recuperar áreas degradada | Eduardo Knapp/Folhapress

A vereadora Cris Monteiro (Novo) protocolou recentemente na Câmara de São Paulo um projeto que cria as Áreas de Revitalização Compartilhada (ARCs). A proposta permite que empresas e organizações adotem espaços públicos para promover melhorias urbanas, em troca de incentivos fiscais.

Continua depois da publicidade

O Projeto de Lei 828/2025 pretende, segundo a vereadora, estimular o comércio local, gerar empregos, valorizar imóveis e recuperar áreas degradadas, sempre em alinhamento com os Planos de Bairro do Plano Diretor.

Ela afirmou ter se inspirado no modelo dos Business Improvement Districts (BIDs), já aplicados em cidades como Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Toronto (Canadá).

“São Paulo não pode se acostumar a viver cercada de áreas degradadas. As ARCs são um caminho moderno para recuperar esses espaços e, ao mesmo tempo, colocar moradores, comerciantes e investidores lado a lado na construção das soluções”, afirmou a vereadora.

Continua depois da publicidade

O PL prevê que os projetos de revitalização possam contemplar desde ações de conservação e zeladoria até arborização, enterramento de fiação, iluminação, mobilidade e retrofit de imóveis, fortalecendo a economia local e o sentimento de pertencimento da população.

O texto segue para análise de comissões da Câmara e, caso prossiga, seguirá para votação dos vereadores.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados