Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
André Toth é secretário municipal de Transportes de Ubatuba | Divulgação/PMU
O secretário de Transportes de Ubatuba, André Toth, é acusado de chamar uma moradora da cidade de “pulguenta de esquerda” e “lixo de esquerda”, além de classificar outras pessoas como “matilha”, coletivo de cães.
Continua depois da publicidade
Os termos teriam sido usados em uma postagem da Folha de S.Paulo que citava um caso em que o vereador Rogerio Frediani (PL) mandou a mesma moradora “calar a boca” e a comparou a uma cadela, durante audiência pública polêmica para a construção de um hospital municipal, na última quinta-feira (25/9).
No post, o secretário teria escrito, para defender Frediani de um comentário crítico ao parlamentar: “Essa pulguenta de esquerda estava sentada na fileira de trás de onde eu me encontrava, se sentia empoderada ao lado da ‘matilha’ que a acompanhava, ofendeu secretários, prefeita e o vereador. Um lixo de esquerda. E fica na tua que vc não sabe da missa a metade do que acontece!”.
A Gazeta manteve a grafia original do comentário. Depois, o texto teria sido apagado.
Continua depois da publicidade
O PSOL de Ubatuba criticou, em postagem nas redes sociais, a fala do secretário.
“O secretário de Transportes de Ubatuba, André Toth, reforçou a misoginia do vereador Frediani, que envergonhou Ubatuba em todo o país, no post da Folha de S.Paulo, e chamou a cidadã de ‘pulguenta’ numa ‘matilha’, estendendo o ataque a mais mulheres que estavam no local”, escreveu a legenda.
A sigla de esquerda também exigiu a demissão do secretário “diante deste absurdo”.
Continua depois da publicidade
Outro grupo de moradores escreveu uma nota pública para criticar o secretário, dizendo ser “inaceitável que um agente público, ocupando cargo de confiança e representando a administração municipal, adote postura incompatível com a responsabilidade e a urbanidade exigidas pela função”.
A Gazeta entrou em contato com a prefeitura, que afirmou que “manifestações de cunho pessoal realizadas por agentes públicos em redes sociais, não representam o posicionamento institucional do governo municipal”.
“Ressaltamos que a liberdade de expressão é um direito constitucional, mas seu exercício deve respeitar os limites legais, especialmente no que diz respeito à honra, à imagem e à dignidade das pessoas envolvidas”, escreveu a prefeitura, comandada por Flávia Pascoal (PL).
Continua depois da publicidade
Segundo o site da Secretaria de Transportes, André Toth é advogado formado pela Universidade de Taubaté em 2014, com experiência em direito administrativo e previdenciário. Ele trabalhou por vários anos como sócio em um escritório de advocacia.
A reportagem também buscou diretamente o secretário, mas não recebeu resposta até o fechamento deste texto. A Gazeta procurou a defesa da vítima, que não se pronunciou a tempo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade