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Tarcísio criticou a possibilidade de prorrogação antecipada do contrato da empresa | Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta terça-feira (23/9) que a Enel “presta um serviço ruim” e que pretende “varrer” a concessionária do estado.
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A declaração foi feita em reunião com prefeitos de 55 municípios afetados pelas fortes chuvas registradas no início da semana.
Tarcísio criticou a possibilidade de prorrogação antecipada do contrato da empresa, que vence em 2028, e comparou a atuação da Enel com a de outras distribuidoras, como a CPFL Energia.
“Quem deixa a gente na mão sempre é a Enel. (...) É impressionante que se debata ainda a prorrogação antecipada do contrato. Nós vamos lutar com todas as forças até o fim para varrer essa concessionária do nosso estado”, disse o governador.
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A Enel busca a renovação antecipada da concessão, medida autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em fevereiro deste ano.
Em agosto, a Prefeitura de São Paulo ingressou com ação civil pública na Justiça Federal para impedir a renovação, alegando omissão e ineficiência no serviço.
A empresa é alvo de críticas frequentes do governo estadual e da gestão municipal. No mesmo dia da fala de Tarcísio, o Procon-SP deu 72 horas para a concessionária explicar a falta de medidas para reduzir os impactos do temporal que deixou quase 600 mil imóveis sem energia.
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No início desse mês, uma equipe terceirizada da Enel Distribuição São Paulo rompeu uma tubulação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), na Estrada de Itapecerica, na zona sul de São Paulo.
Em nota enviada à Gazeta, a Enel informou que já restabeleceu o fornecimento para 95% dos clientes afetados e que mobilizou mais de 1.300 equipes em campo.
A companhia afirma que tem ampliado os investimentos desde que assumiu a concessão no Estado. Atualmente, 98% da rede de média tensão está automatizada e mais de 1,5 milhão de medidores foram instalados na baixa tensão. A distribuidora também contratou 1.200 profissionais de campo desde 2024.
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Segundo a Enel, as medidas resultaram em redução de 50% no tempo médio de atendimento entre novembro de 2024 e março de 2025. No último temporal, registrado em 22 de setembro, 90% dos cerca de 600 mil clientes afetados tiveram o serviço restabelecido em aproximadamente 24 horas.
A concessionária afirma ainda que cumpre os critérios operacionais, econômicos e financeiros exigidos pelo decreto que estabelece as regras para prorrogação antecipada das concessões de energia.
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