Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Ministro Alexandre de Moraes afirma que as explosões são resultado do ódio político que se instalou no país nos últimos anos | Agência Brasil
Os Estados Unidos incluíram a advogada Viviane Barci de Moraes na SDN List (Lista de Cidadãos Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas) com base na Lei Magnitsky. O marido dela, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, já havia recebido o mesmo tratamento.
Continua depois da publicidade
Além dela, o instituto Lex, ligado à família, passou a fazer parte dos sancionados com base nas listas mantidas pela OFAC (Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, em português).
Segundo uma pesquisa feita pela Gazeta nesta segunda, 25 pessoas e organizações relacionadas que atuam no Brasil estão na SDN List da Ofac por outros mecanismos além da Lei Magnitsky.
Está incluído, por exemplo, o Primeiro Comando da Capital (PCC), classificada oficialmente como organização criminosa ligada ao narcotráfico.
Continua depois da publicidade
A lista ainda inclui nomes de estrangeiros que moram no Brasil ligados ao Hezbollah, uma organização libanesa classificada como terrorista pelos Estados Unidos e outros países. Há também personalidades acusadas de filiação ao Estado Islâmico.
Os nomes indicados pela SDN List estão listados abaixo, entre brasileiros e residentes no Brasil. A Gazeta manteve a grafia original contida no site do governo norte-americano:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade