Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Boulos, Zambelli e Eduardo foram os preferidos dos eleitores paulistas em 2022 | Bruno Spada/Lula Marques/Marcelo Camargo
As eleições de 2022 consagraram Guilherme Boulos (PSOL), Carla Zambelli (PL) e Eduardo Bolsonaro (PL) como os deputados mais votados para o cargo de deputado federal por São Paulo. Dos três, apenas o psolista segue frequentando normalmente o Congresso Nacional.
Continua depois da publicidade
O primeiro recebeu 1.001.472 votos dos paulistas, enquanto os outros tiveram, respectivamente, 946.244 e 741.701 votos.
Carla perdeu o mandato e está presa na Itália desde julho. A parlamentar foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o auxílio do hacker Walter Delgatti Neto.
Ela também recebeu nova condenação por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal por um episódio dias antes do pleito de 2022.
Continua depois da publicidade
Nesta quarta os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES) marcaram uma viagem para a Itália para visitar Carla. Segundo Girão, a missão tem o objetivo de “prestar solidariedade” à parlamentar do PL.
Já Eduardo está morando há meses nos Estados Unidos, para onde se mudou por se dizer perseguido pelo STF. Seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi condenado a mais de 27 anos de prisão por atos antidemocráticos.
A oposição acaba de fazer o parlamentar o novo líder da minoria na Câmara, para tentar evitar que ele perca o mandato por faltas.
Continua depois da publicidade
Eduardo chegou a se licenciar do mandato e buscou o governo Donald Trump para pedir sanções ao Brasil em pressão pela anistia do pai.
A Polícia Federal indiciou em agosto Eduardo e Bolsonaro por coação a autoridades responsáveis pela ação penal do golpe de Estado.
Já Boulos segue com a atuação normal na Câmara dos Deputados. Em 2024, ele foi candidato à Prefeitura de São Paulo e chegou ao segundo turno, mas acabou derrotado por Ricardo Nunes (MDB).
Continua depois da publicidade
Em maio, o presidente Lula (PT) sondou o psolista para ocupar a vaga de ministro da Secretaria-Geral da Presidência. As conversas sobre, porém, estão suspensas entre ambos.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade