Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em vídeo de 1987 o ex-presidente Ronald Regan fala sobre taxação de importação para outros países | YouTube
Uma peça publicitária, encomendada pela província canadense de Ontário, foi ao ar em canais de televisão dos EUA e até compartilhada no X (antigo Twitter) pelo premiê (governador) da região, Doug Ford. As falas de 1987 foram usadas em uma campanha veiculada, criticando o aumento das tarifas americanas.
Continua depois da publicidade
A propaganda utilizou gravações reais de um discurso de Ronald Reagan, preservadas na biblioteca presidencial, mas que, segundo a Fundação Ronald Reagan, teriam sido distorcidas.
A atitude irritou o, então, presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A resposta do americano foi romper negociações comerciais com o Canadá.
"Eles só fizeram isso para interferir na decisão da Suprema Corte e de outros tribunais", escreveu Trump em sua rede Truth Social. "Com base em seu comportamento ultrajante, TODAS AS NEGOCIAÇÕES COMERCIAIS COM O CANADÁ ESTÃO ENCERRADAS", escreveu.
Continua depois da publicidade
No vídeo original, o ex-presidente Ronald Reagan discursa fortemente sobre o livre comércio justo, reiterando que a imposição de barreiras é uma ação relutante e reservada para casos específicos de violação de acordos.
Regan utiliza o discurso como um alerta veemente contra o protecionismo, citando o trauma da Lei de Tarifas Smoot-Hawley e a Grande Depressão dos anos 1930.
Ele argumenta que tarifas elevadas inevitavelmente levam à retaliação, ao início de guerras comerciais, à ineficiência das indústrias nacionais e, por fim, ao colapso de mercados e à perda de milhões de empregos.
Continua depois da publicidade
O ex-presidente enfatiza que a intenção não é iniciar uma guerra comercial, mas resolver um problema específico. O objetivo do encontro com Nakasone e de futuras cúpulas, como a de Veneza, é promover o desenvolvimento econômico por meio da cooperação e do livre comércio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade