Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Falzoni, Bonduki e Bragante fazem parte da rente Parlamentar de Direito à Cidade Sustentável da Câmara de SP | Murilo Azevedo/Divulgação
Os vereadores Nabil Bonduki (PT), Renata Falzoni (PSB) e Marina Bragante (PSB) protocolaram, na última semana, um projeto em conjunto para propor 'Vagas Verdes' na cidade de São Paulo. O trio faz parte da Frente Parlamentar de Direito à Cidade Sustentável da Câmara.
Continua depois da publicidade
A proposta é a de criar espaços permeáveis em ruas da capital paulista, com grama e árvores, ao estilo de um pequeno jardim, ocupando espaço semelhante ao de um veículo estacionado. Segundo eles, a ação minimizaria enchentes, ilhas de calor e perda de biodiversidade.
Ainda segundo os parlamentares, a substituição de vagas de estacionamento nas ruas por vagas verdes também reduziria a temperatura local, criar áreas de sombra, além de reter a água da chuva e melhorar a qualidade do ar.
A iniciativa, dizem, se inspira em práticas internacionais, como a proposta de Paris, que prevê substituir 60 mil vagas de estacionamento por áreas arborizadas para ampliar espaços livres de carros e promover a sustentabilidade.
Continua depois da publicidade
Em São Paulo, a previsão é que as vagas devam atingir a proporção ideal de 20% do comprimento de quadra elegível à sua implementação.
“As Vagas Verdes também visam promover a biodiversidade urbana. A implementação de plantas nativas, abrigos artificiais para pequena fauna e estruturas de biótopos busca recriar microambientes naturais, promovendo a diversidade da flora e da fauna locais”, explicou os parlamentares, em nota.
Há ainda a ideia de instalar bancos e mesas nesses locais, para criar áreas convidativas ao descanso e à interação social.
Continua depois da publicidade
O projeto será analisado por comissões da Câmara antes de seguir para votação.
Bonduki apresentou uma série de propostas referentes aos espaços públicos da capital paulista desde o início do mandato. Outra recente foi um projeto de lei que prevê alternativas populares de produtos de alimentação e outros itens básicos em espaços públicos concedidos à iniciativa privada na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade