Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Câmara Municipal de São Paulo | Richard Lourenço/Câmara SP
O projeto do Novo Procon Paulistano foi aprovado de forma definitiva pela Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta-feira (20/8). A lei permitirá que o órgão a ser criado tenha poder para atuar pelos direitos dos consumidores.
Continua depois da publicidade
O texto foi aprovado de forma simbólica, sem registro de votos contrários.
Proposto pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), o Projeto de Lei 817/2025 será integrado ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e prevê ainda a reestruturação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon).
As multas aplicadas às empresas serão revertidas ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor (FMDC).
Continua depois da publicidade
De acordo com a justificativa , “a proposta também permitirá que a administração fiscalize obrigações dos fornecedores constantes da legislação federal, reforçando, de forma ativa e em nível municipal, o zelo em relação à correta observância dos direitos consumeristas".
A nova lei determina também que a Coordenadoria de Defesa do Consumidor - Procon Paulistano tem por finalidade promover e implementar ações voltadas à educação, proteção e defesa do consumidor, “bem como orientar e harmonizar os interesses dos participantes das relações de consumo”.
No mesmo dia, os vereadores paulistanos aprovaram de forma definitiva o PL 691/2025, que trata da ampliação do Instituto Butantan. O placar final foi de 43 votos pelo sim, 6 pelo não e uma abstenção.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade