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Os benefícios da atividade física são sentidos rapidamente
Os benefícios da atividade física são sentidos rapidamente
Foto: Arte: Gazeta de S.Paulo

É hora de começar um novo esporte

Esportes de baixo impacto são uma boa opção para deixar o sedentarismo em 2019 e começar 2020 na atividade; confira quais são os mais indicados

Exercícios físicos são excelentes para manter a forma, e os benefícios não se limitam a isso. Eles fazem bem também para o corpo e mente, além da sensação de bem-estar que promovem. Mas nem todo mundo pratica exercícios: de acordo com os dados mais recentes de uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde, quase 50% dos brasileiros são sedentários. O índice é maior ainda entre os adolescentes de 11 a 17 anos: 83% deles não praticam atividade física. E isso preocupa.

Segundo informações do Ministério da Saúde, 12,9% das crianças entre 5 e 9 anos já são obesas – e o risco de problemas cardiovasculares, como infarto e AVC, aumentam consideravelmente em pessoas acima do peso. Por isso, a atividade física ajuda a manter a saúde em dia.

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Esportes

Mas, para quem nunca praticou esportes ou está parado há muito tempo, é bom ir com calma. Por que esse cuidado é importante? Imagine a cena: o corpo está acostumado a uma determinada rotina, especialmente para quem trabalha sentado a maior parte do tempo. O impacto de uma atividade mais vigorosa, sem uma preparação prévia, acaba não trazendo os benefícios esperados.

Por isso, uma consulta com um médico, especialmente para quem tem mais de 40 anos, é ideal, segundo o educador físico Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech. Escolher uma atividade física de baixo impacto é outra dica, para não sobrecarregar o corpo. “Quando pensamos em alguém sedentário, em muitos casos são pessoas que estão acima do peso. Qualquer atividade física é melhor do que nenhuma”, afirma.

De acordo com Netto, as melhores atividades para quem quer começar a se mexer são a caminhada, andar de bicicleta, atividades na água (como hidroginástica e natação), exercícios que usam o peso do corpo, como ioga e pilates. Esportes como vôlei também são indicados, desde que o futuro praticante goste da atividade. “É importante escolher um esporte que a pessoa tenha prazer em praticar, para não se tornar um problema”. E não tem limite de idade. “O benefício do exercício para uma pessoa de 70 anos é o mesmo para uma mais jovem”.

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Antes de começar

Os benefícios da atividade física são sentidos rapidamente. “Em duas semanas, já diminui o nível de estresse, melhora o sono, aumenta a autoestima e a disposição. Em dois meses, melhora o condicionamento físico”. Além disso, segundo Netto, os exercícios previnem doenças cardiovasculares, as degenerativas e as crônicas, como hipertensão e diabetes.

Mas, para que o corpo se beneficie da atividade, é necessário manter uma prática regular de 150 minutos por semana, que podem ser divididos de acordo com a disponibilidade do praticante. “E não tem problema se, em uma semana, não conseguir praticar. O importante é não parar!”, completa.

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Esportes - Arte: Gazeta de S.Paulo
Antes de começar - Arte: Gazeta de S.Paulo

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