X

Saúde

Pós-pandemia: exercício constante da gratidão aumenta a autoestima e devolve leveza

Reconhecer as coisas boas do dia a dia eleva a qualidade de vida; psicanalista Nickson Gabriel, criador do desafio de autoconhecimento 'O Jogo da Vida', orienta a viver o presente de forma atenta

Da Reportagem

Publicado em 03/05/2022 às 18:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Exercício diário da gratidão é uma forma de recuperar a satisfação no dia a dia / Divulgação

Lidar com o retorno das atividades pode ser desafiador para muita gente que precisou se reinventar e superar traumas durante as fases mais críticas da pandemia. Um caminho para recuperar a leveza e a autoestima, porém, pode estar em saber reconhecer aprendizados que a vida proporcionou neste período, observando o entorno com olhos atentos e valorizando as novas experiências. Quem orienta o exercício diário da gratidão como forma de recuperar a satisfação no dia a dia é o psicanalista Nickson Gabriel, criador do desafio de autoconhecimento O Jogo da Vida.

Saber agradecer o que possui e o que recebe da vida é uma prática que, ao se

tornar frequente, pode promover revoluções emocionais e até mesmo físicas a quem se propõe a esta mudança de comportamento. Enxergar potencialidades e dedicar tempo à meditação e ao autocuidado são práticas que podem elevar o espírito a um estado de ânimo reparador.

“Quando você já acorda reconhecendo o valor das coisas que o cercam e até mesmo as dificuldades enfrentadas, além das oportunidades, você já aciona o cérebro para emanar sensações positivas, da mesma forma que o sistema nervoso é impactado positivamente, porque há um estímulo à promoção do bem-estar”, diz o psicanalista.

Por isso, Gabriel propõe uma maior consciência das pessoas sobre o cotidiano, por meio de um olhar apurado e lúcido sobre aquilo que as rodeia. “Quando você passa a prestar mais atenção ao que se desenvolve em seu entorno, na sua vida, você passa a dar novo significado às suas experiências. É uma percepção que lhe devolve o comando da sua vida, entendendo melhor os fenômenos que interferem no seu estado de espírito. Quando você demonstra sua gratidão às pessoas, então, a tendência é impactá-las de modo que levem adiante essa corrente do bem. É melhora na qualidade de vida, na saúde mental e na autoestima, porque as pessoas se sentem valorizadas e mais seguras.”

Autoconhecimento em jogo

O Jogo da Vida, criado por Gabriel após 27 anos de estudos com jogos de autoconhecimento, é um caminho caseiro e didático para levantar, de forma lúdica, pontos a serem trabalhados no que ele chama de “aspectos luminosos e sombrios” do ser (grosso modo, para expor pontos fortes e pontos que merecem ser aprimorados na personalidade de quem joga, para a evolução desejada). É uma jornada, baseada na corrente de estudos do psicólogo suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), para uma melhor compreensão dessa essência pessoal.

“Em casa, torna-se uma ferramenta que potencializa o processo terapêutico, porque funciona como uma espécie de mapa do inconsciente, promovendo verdadeiros saltos de consciência em pontos específicos a serem trabalhados, determinados com precisão”, explica Gabriel.

Com 72 casas, o desafio de tabuleiro pode ser jogado em grupo ou individualmente. A partir dos questionamentos feitos pelos jogadores (como “o que me impede de amar?” ou “qual o meu ponto de trabalho no momento?”), e após etapas de silêncio, definição de desafio (questão para a qual se almeja respostas) e sorteio de arquétipo, as regras definem como avançar no tabuleiro para que cartas revelem altos e baixos das vivências cotidianas e provoquem reflexão a partir de imagens culturais e símbolos registrados no inconsciente coletivo, conceito formulado por Jung.

A ferramenta primordial do jogo é o Maha Lilah, um jogo de tradição milenar

indiana, mas atemporal. Além desta, outra metodologia é trabalhada, chamada de 12 arquétipos da personalidade.

“A trilha do autoconhecimento é um caminho profundo e representa um desafio para cada um de nós, mas pode ser explorada de forma instintiva no Jogo da Vida, como uma introdução ao que pode ser um mergulho ainda mais denso quando há acompanhamento profissional”, finaliza Gabriel.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

VIOLÊNCIA

Recém-nascido é encontrado morto dentro de lixeira no Interior

O corpo do bebê foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar exames que irão ajudar na investigação do caso

Seu Dinheiro

Veja os números sorteados na Lotofácil no concurso 3163, nesta quarta

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter