últimas notícias
A mostra está aberta das 9h às 18h, de terça a domingo, 
com entrada gratuita e acontece na Pinacoteca de Santos
A mostra está aberta das 9h às 18h, de terça a domingo, com entrada gratuita e acontece na Pinacoteca de Santos
Foto: Raimundo Rosa/PMS

Exposição em Santos retrata força da mulher

CULTURA. A exposição "O Que Forma a Mulher?", segue até o dia 31 de março e acontece no espaço cultural da Pinacoteca Benedito Calixto, no litoral sul de São Paulo

O Que Forma a Mulher?. Com esse tema, diversos artistas santistas reuniram obras, telas, gravuras, fotos e poemas, em alusão ao Mês da Mulher. A exposição segue até o dia 31 de março e acontece no espaço cultural da Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão). A mostra está aberta das 9h às 18h, de terça a domingo, com entrada gratuita.

No local, ainda, há uma escultura em forma de árvore que simboliza, em meio a arames retorcidos, as dificuldades, imperfeições, o amadurecimento e a beleza da vida das mulheres. Também há quatro painéis de madeira com pinturas que, ao serem virados, trazem dezenas de QR Codes (códigos que podem ser escaneados por smarphones e que revelam outras obras e poemas inéditos sobre o tema). A estudante Pamela Ossami Rodrigues, 17 anos, fez um paralelo entre a árvore de arame e a vida das mulheres. "Representa a força feminina que, em meio a falhas histórias não lineares, segue os caminhos e as melhores escolhas para si". A dona de casa Maria Tereza Dalla Costa Rebouças, 63, estava passeando pelo local e se deparou com a mostra. "Me lembro das histórias contadas pela minha avó e minha mãe, como elas lutaram pela liberdade, para que sua voz fosse ouvida. Hoje em dia, gostaria que as mulheres se lembrassem dessas conquistas". Os artistas participantes da exposição são Renata Gulla, Naldo Alves, Erica Gropp Colen, Giuliana Goeldi, Márcia Okida, Nataly Shenayder, Marielle Vitor, Joanice Rodrigues, Marilia Zarattini e Delaine Souza.(DL)

Tops da Gazeta