X

ARTIGO

Assim Seja

Junior Dothcom

Publicado em 18/06/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Nilton Tatto COLABORADOR / Divulgação

Corpus Christi é uma expressão cujo significado é o Corpo de Cristo, em celebração à Eucaristia, instituída por Jesus durante a Santa Ceia. Relata Matheus que Cristo encontrava-se sentado à mesa e cercado de seus apóstolos quando tomou o pão e o abençoou, partiu e distribuiu o mesmo aos seus discípulos, dizendo: "Tomai e comei, isto é o meu corpo". Depois, tomou um cálice e, dando graças, teria dito aos apóstolos: "bebei dele todos vós, pois isto é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança".

A partir de então, a Eucaristia é celebrada por católicos em memória de Jesus pelos quatro cantos do planeta Terra. Para compreender a simbologia desta prática, é preciso entender que ao comer a "carne de Jesus" e beber "seu sangue", cada um estaria preenchendo seu interior com a vida, já que, nas palavras de Cristo, sua carne e seu sangue são verdadeiros alimentos que permitem viver em Cristo e permitir Cristo dentro de si.

Para os católicos não há dúvida de que Cristo é o amor, e que ser preenchido por Ele é, na verdade, estar repleto deste amor. Nesta semana, praticamente todos os municípios brasileiros celebram o Corpo de Cristo, ou seja, o amor de Cristo em cada um de nós: amor por nós mesmos; amor ao próximo e por toda criação. Faço essa observação para me contrapor ao clima de vingança e ódio que tem permeado parte da sociedade nos últimos tempos, até porque o Brasil é o maior país católico do mundo e com grande presença de evangélicos.

Por isso, lembro às amigas e amigos que buscam o autoconhecimento, o desenvolvimento espiritual e uma convivência harmoniosa com seus semelhantes, que o Corpus Christi pode ser um bom momento para esta reflexão.

Se há uma mensagem de amor e esperança escrita na Cruz, que pode ser lida no atual contexto social e político por cristãos e ateus, seu conteúdo foi expresso em uma das mais belas cartas do Papa Francisco endereçada ao presidente Lula: "o Amor vencerá o ódio no final, o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação". Assim seja. Assim será.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Casos de dengue na Capital

Apenas dois bairros de SP não enfrentam epidemia de dengue; saiba quais

Segundo dados do painel de monitoramento da dengue os casos da doença na capital somam os 205.121

LIBRAS

4 livros infantis em libras

Para quem tem interesse na Língua Brasileira de Sinais, há livros para crianças que sinalizam ou estão aprendendo; veja

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter