últimas notícias
A Operação Verão apresenta oferta de embarcações aos mais 
de 3,5 milhões de usuários que vão utilizar as Travessias Litorâneas
A Operação Verão apresenta oferta de embarcações aos mais de 3,5 milhões de usuários que vão utilizar as Travessias Litorâneas
Foto: DIVULGAÇÃO DERSA

Balsas no Litoral podem ser rastreadas por aplicativo

Ferramenta, disponível para os sistemas Android e IOS, oferece monitoramento das embarcações e rotas alternativas no litoral de São Paulo

Neste começo do ano e durante o verão, os usuários das Travessias Litorâneas em São Paulo têm à disposição o aplicativo do serviço para facilitar a organização em relação aos horários e movimentação das balsas. Os interessados podem baixar o aplicativo "Travessias", da Dersa, para ter acesso a diversas informações, em tempo real, das embarcações pelo smartphone. É possível ter mais informações pelo site da Dersa: www.dersa.sp.gov.br.

A ferramenta permite que o usuário programe antecipadamente a viagem e possa optar, eventualmente, por rotas alternativas, caso não queira utilizar as balsas. São fornecidas informações sobre tempo de embarque, condições climáticas, quantidade de embarcações em operação, valores das tarifas e pesos permitidos para cada veículo, alertas sobre passagem de navios e outros fatores que interfiram na travessia.

Os usuários também podem visualizar as câmeras de monitoramento de cada sistema. Para ter acesso, é preciso baixar o App no smartphone por meio do Google Play, para quem dispõe do sistema Android; e pela App Store, para o sistema iOS, na plataforma da marca Apple.

OPERAÇÃO VERÃO

A Operação Verão Seguro 2019/2020 apresenta oferta de embarcações aos mais de 3,5 milhões de usuários que vão utilizar as Travessias Litorâneas. O sistema contará com 31 embarcações distribuídas nos oito sistemas no litoral paulista, sete a mais que no último verão, que contou com 24 embarcações.

Essa quantidade é a maior dos últimos cinco anos em uma alta temporada. As travessias começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que remodelou balsas e lanchas, muitas com processos de recuperação interrompidos.

TRAVESSIAS

São 8 travessias: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Jureia, Cananeia/Ilha Comprida, Cananeia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananeia/Ariri.

Com uma frota atual de 34 embarcações, entre lanchas e balsas, sua capacidade operacional chega aos 2.400 veículos por hora em cada sentido. O sistema tem um volume diário de 22 mil pedestres, 22 mil veículos, 11 mil ciclistas e 9 mil motos.

Galeria de Fotos

Tops da Gazeta