Publicidade

X

ARTIGO

Sem educação nem governo

ALINE

Publicado em 28/01/2020 às 01:00

Atualizado em 28/01/2020 às 10:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Nilto Tatto COLABORADOR / /Divulgação

Precisamos entender o que é e como funciona o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para que fiquem claros os impactos do desmonte promovido por Bolsonaro também no ensino superior. As últimas notícias sobre o tema apontam que a justiça manteve liminar que suspende a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU), cujas inscrições foram encerradas no último domingo.

O SISU é o sistema no qual as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para participantes ENEM. Chama atenção que o primeiro ENEM realizado pelo atual governo teve falhas inéditas, prejudicando quase 6 mil alunos que receberam notas erradas. A divulgação das inscrições no SISU, portanto, seguem suspensas até que o problema seja corrigido.

O ENEM foi criado em 1998 como ferramenta de avaliação de qualidade do ensino médio. Foi apenas em 2009 que o exame passou a ser adotado como ferramenta de acesso ao ensino superior, tornando-se o maior vestibular do Brasil e o segundo maior do mundo. Com isso, além de avaliar a qualidade, contribui com a democratização da educação, uma vez que descentraliza a aplicação de exames.

Há pouco mais de 10 anos, para realizar as provas, o candidato interessado em determinado curso tinha que viajar até a cidade da universidade que pretendia frequentar, o que tornava o processo extremamente dispendioso. Além de questões relativas à qualidade do ensino público e à dinâmica das famílias, este era mais um fator impeditivo para que filhos da classe trabalhadora frequentassem o ensino superior.

É verdade que o sistema já apresentou falhas anteriormente, mas é preciso lembrar também que o projeto dos governos Lula e Dilma era fortalecer e democratizar o ensino público, universal e gratuito e não destruí-lo, como ficou patente no primeiro ano de governo Bolsonaro. Os cortes de recursos; a postura infantil do ministro da Pasta; a perseguição às lideranças estudantis; o programa Future-se e agora as falhas do ENEM não são meras coincidências - são fatos promovidos por um governo que vê a educação como mercadoria a ser entregue para empresas do setor. 

 

*Nilto Tatto é deputado federal pelo PT por São Paulo

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

VILA MADALENA

Subprefeito anuncia transformações no Beco do Batman; veja quais

Beco do Batman, um dos pontos turísticos mais visitados de SP, tem projetos em andamento para acessibilidade e fim das enchentes; entenda

Grande São Paulo

Prefeitura de Juquitiba aumenta número de vagas em concurso

Foram publicados duas retificações que alteraram a quantidade de vagas no concurso da Prefeitura de Juquitiba; veja mais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter