últimas notícias
Site também abriga conteúdos especializados sobre luto e saúde mental, com endereços e telefone úteis para os serviços
Site também abriga conteúdos especializados sobre luto e saúde mental, com endereços e telefone úteis para os serviços
Foto: Reprodução

Prefeitura lança plataforma digital para homenagear vítimas fatais da Covid-19

Site mantém um mural de mensagens enviadas por amigos e familiares das vítimas

Nesta terça-feira (7), a Prefeitura de São Paulo lançou a plataforma digital “A Última Homenagem”, com o objetivo de homenagear as vítimas da Covid-19 na cidade. A plataforma mantém um mural de mensagens enviadas por amigos e familiares das vítimas.

Além disso, o site também abrigará conteúdos especializados sobre luto e saúde mental, com endereços e telefone úteis para os serviços municipais de referência. Há também um botão “Desejo conversar com alguém”, que encaminha o usuário a um formulário, em seguida, o formulário é encaminhado para a equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde.

Saúde mental na pandemia

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) projeta que, em situações de eventos extremos, como desastres, guerras e pandemias, entre um terço e metade da população pode apresentar impactos psicossociais.

Devido à pandemia, velórios e enterros sofreram alterações e restrições. A plataforma “A Última Homenagem” possui o objetivo de auxiliar familiares e amigos no processo de luto, além de prover informações sobre o tema.

Outros programas

A prefeitura também firmou uma parceria entre o Serviço Funerário Municipal (SFMSP) e o Programa de Residência Médica em Rede em Psiquiatria da Escola Municipal de Saúde.

O objetivo é auxiliar os colaboradores do SFMSP durante a pandemia. A parceria criará grupos focais de apoio, com periodicidade semanal e com a participação dos servidores SFMSP, residentes em Psiquiatria e seus supervisores.

Comentários

Tops da Gazeta