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A entrega dos documentos deverá ser agendada previamente através do telefone 135 ou pelo site Meu INSS
A entrega dos documentos deverá ser agendada previamente através do telefone 135 ou pelo site Meu INSS
Foto: Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

INSS amplia serviço de entrega de documentos

Serviço é uma alternativa para entregar a documentação que falta para concluir a análise dos requerimentos dos beneficiários

O serviço Exigência Expressa, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será estendido a todo o País. O serviço é uma alternativa para entregar a documentação que falta para concluir a análise dos requerimentos dos beneficiários.

Passo a passo

Os documentos necessários poderão ser entregues em urnas que ficam na entrada das agência. O beneficiário deve entregar cópias simples dos documentos solicitados na unidade mais próxima da sua casa.

A entrega deverá ser agendada previamente através do telefone 135 ou pelo site Meu INSS. Ao pedir o agendamento, o beneficiário deverá informar o número de protocolo do benefício em análise, nome e CPF da pessoa que depositará o envelope com documentos.

Durante o agendamento, o usuário preencherá um formulário de autodeclaração de autenticidade e veracidade das informações, incluindo o formulário e os documentos solicitados em envelope que deverá ser lacrado e identificado pelo lado de fora, com os seguintes dados: nome completo, CPF, endereço completo; telefone (mesmo que para recado), e-mail (se tiver) e número do protocolo do agendamento.

Posteriormente, o usuário deverá dirigir-se a unidade mais próxima de sua residência e entregar o envelope de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. De acordo com o INSS, para pedidos de antecipação do auxílio-doença a Exigência Expressa não vale, nesses casos, os documentos só podem ser anexados pelo Meu INSS.

Documentos originais, somente as cópias, que não precisam ser autenticadas em cartório. No entanto, as cópias precisam estar legíveis e sem rasuras. É preciso colocar o formulário de cumprimento de exigência expressa no envelope.

O documento pode ser retirado ao lado da urna e todas as lacunas (nome completo, endereço com CEP, e-mail, data de entrega do envelope e relação de documentos) devem ser preenchidas. Os documentos serão escaneados e inseridos em sistema.

Expressa

A Exigência Expressa está disponível em 803 cidades, 215 em São Paulo, 158 na Região Sul e 430 no Nordeste. Nas regiões Sul e Nordeste, o serviço está ativo em 588 cidades.

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