últimas notícias
Fachada do 8º Distrito Policial do Decap, na rua Sapucaia, 206, no Brás; projeto pretende ampliar atendimentos presenciais
Fachada do 8º Distrito Policial do Decap, na rua Sapucaia, 206, no Brás; projeto pretende ampliar atendimentos presenciais
Foto: Divulgação/Governo SP

Procon-SP inaugura primeiro posto em delegacia de polícia

Posto de atendimento fica no 8º Distrito Policial do DECAP, centro da Capital

A Fundação Procon-SP, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), inaugurou o primeiro Posto Avançado de Atendimento e Orientação ao Consumidor nesta terça-feira (25).

O posto está localizado no 8º Distrito Policial do DECAP, no Brás (rua Sapucaia, 206), no centro da Capital. A entrega integra o projeto piloto de um convênio entre as duas instituições para promover a ampliação de até 1.056 atendimentos presenciais e audiências de conciliação em três meses.

Mesmo com a prestação de serviços pela internet ser cada vez mais frequente no cotidiano do cidadão, o Procon-SP constatou que ainda existe um público fiel ao atendimento presencial (40% das demandas registradas). São os consumidores considerados hipervulneráveis como, por exemplo, os idosos e os portadores de necessidades especiais.

Para o Secretário de Defesa do Consumidor, Fernando Capez, a parceria com a SSP é uma grande vitória para o consumidor, já que muitas vezes o cidadão procura a polícia com situações “não criminais” que são de competência de um órgão de defesa do consumidor.

Por outro lado, o consumidor procura o Procon com uma demanda, que apesar de ser de competência da instituição, contém indícios de crime contra o consumo. “Assim, torna-se essencial o compartilhamento de dados e informações entre ambos, bem como uma aliança estratégico-operacional, a qual será facilitada com a aproximação física entres os mesmos”, diz Capez.

Dado que o Procon-SP e a SSP atendem o consumidor/cidadão, com essa parceria, diante de um conflito de consumo, ambos podem ser acionados a solucionar a questão, justificando a otimização e a união de esforços. A ação conjunta permitirá ainda o mapeamento dos reclamados e a identificação da atuação de organizações criminosas.

Para ser atendido no posto, o consumidor deverá fazer um agendamento prévio, que estará disponível no Portal AgendaSP.

Comentários

Tops da Gazeta