últimas notícias
Curso com duração de 3 anos é oferecido na Fatec Ipiranga, na zona sul da Capital; são 40 vagas no período matutino
Curso com duração de 3 anos é oferecido na Fatec Ipiranga, na zona sul da Capital; são 40 vagas no período matutino
Foto: Divulgação/Centro Paula Souza

Big Data para Negócios: Fatec Ipiranga oferece novo curso em 2021

Interessados em começar uma carreira de cientista de dados aplicados à área de negócios podem se inscrever até as 15h do dia 15 de dezembro

Uma das novidades do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre do próximo ano é o curso de Big Data para Negócios. Os interessados em começar uma carreira de cientista de dados aplicados à área de negócios podem se inscrever para o Vestibular da instituição até as 15h do dia 15 de dezembro.

O curso com duração de 3 anos é oferecido na Fatec Ipiranga,  na zona sul da capital. São 40 vagas no período matutino.

A graduação tecnológica forma o profissional para processar, interpretar, analisar e gerir grandes volumes de dados, gerando uma base de informações para orientar as empresas no desenvolvimento de soluções para problemas reais.

Para a diretora da Fatec Ipiranga, Fabiana Miranda, o curso aplica a inteligência analítica às estratégias de negócio das empresas, utilizando bases matemáticas e estatísticas da ciência de dados. “As organizações estão convencidas do valor da interpretação e análise dos dados para tomada de decisões estratégicas e da necessidade de profissionais especializados nessa área”, afirma.

O professor de laboratório de banco de dados Antonio Guardado diz que há um grande potencial de empregabilidade na área, citando dados de um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) de 2019. “Até o ano de 2024, o mercado de TI terá um déficit estimado de 260 mil profissionais e o setor de Big Data deve responder por uma parcela importante dessa demanda.”

Outro dado relevante sobre a expansão do mercado de Tecnologia Informação e Comunicação (TIC) e aumento da necessidade de profissionais é que os tecnólogos em Big Data estão entre as cinco especialistas mais contratados no Brasil, nos últimos dois anos.

Corredor de negócios
O curso foi estruturado em três formações que se complementam: Tecnologia Computacional para Big Data, Ciência dos Dados e Negócios. A organização do currículo contou com a parceria das Fatecs de São Carlos e Sertãozinho.

Além da expansão do mercado de TI, a nova graduação se beneficia da localização estratégica da Fatec. O bairro Ipiranga garante fácil acesso e transporte público multimodal para as regiões do ABC e Avenida Paulista, onde há indústrias e empresas com forte demanda por profissionais dessa área.

Big Data é uma ciência que faz parte do catálogo de cursos do Centro Paula Souza (CPS) desde 2017 quando o curso de Big Data no Agronegócio passou a ser oferecido pela Fatec Pompeia, em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. A especialidade foi oferecida também como curso de extensão pela Fatec Ipiranga em 2018, quando a unidade registrou uma ampla procura.

Processo seletivo
Interessados em fazer um curso superior tecnológico podem concorrer a uma vaga para estudar nas Fatecs no primeiro semestre de 2021. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do Vestibular (fatecsp.br/paginas/VestFatec20211.html), até o dia 15 de dezembro, às 15 horas. O valor da taxa é de R$ 39. O ingresso será por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online. As informações completas e o Manual do Candidato podem ser conferidos no também no site do Vestibular.

Comentários

Tops da Gazeta