últimas notícias
Localizado no mar do Caribe, mas pertencente à Colômbia, San Andrés traz as belezas naturais que um arquipélago tem direito, como águas limpas, areia branca, calor o ano todo e paisagens únicas
Localizado no mar do Caribe, mas pertencente à Colômbia, San Andrés traz as belezas naturais que um arquipélago tem direito, como águas limpas, areia branca, calor o ano todo e paisagens únicas
Foto: Divulgação

San Andrés, o Caribe colombiano

PARAÍSO. As praias da ilha de San Andrés reservam uma paisagem única; a cor das águas varia do azul ao esverdeado

Localizada a 775 quilômetros da Colômbia, o arquipélago de San Andrés traz as belezas do mar do Caribe: águas de tons que variam do azul ao esverdeado, temperaturas que vão dos 25°C aos 30°C durante o ano, e a certeza de ver de perto maravilhosas paisagens - a preços acessíveis.

A Ilha de San Andrés é a maior do arquipélago, com 26 km² de área. No centro da ilha, North End é onde a vida acontece por lá, com ruas de comércio, restaurantes, lojas de câmbio e agências bancárias. Não se assuste com a quantidade de zeros ao comprar itens e contratar serviços por lá - R$ 1 é equivalente a, em média, 850 pesos colombianos (ou COP$). De qualquer maneira, leve dólares para fazer a troca de moedas: a moeda norte-americana vale mais e é mais fácil de ser trocada.

Não é difícil andar pela ilha em um dia, mas o ideal é que se passem alguns dias para conhecer também aproveitar um pouco da parte histórica de San Andrés. Duas outras ilhas do arquipélago reservam surpresas: a de Providência e a de Santa Catalina.

Elas estão a aproximadamente 80 km de San Andrés, e são acessadas por aviões bimotores ou de barco. De avião, a viagem dura 20 minutos; já de barco, são três horas, e o mar não é dos mais calmos. As empresas que fazem o passeio já distribuem remédios contra enjoo, porque a probabilidade de precisar de um deles é alta. A distância compensa: praias mais calmas, águas nas suas mais variadas tonalidades e certeza de um local inesquecível. (Vanessa Zampronho)

 

Tops da Gazeta