últimas notícias

SAIBA MAIS

Caminhos
da praia

Chegar à Baixada não é difícil. Pelas rodovias Anchieta e Imigrantes, ambas com 72 km de extensão, o caminho para a praia leva pouco mais de uma hora em dias normais - mas esse percurso leva muito mais tempo nos feriados prolongados
A Anchieta é mais antiga, foi construída em 1947, e é o maior corredor de exportação da América Latina, e não é para menos. É por lá que viajam boa parte das mercadorias que serão embarcadas no porto de Santos, o maior da América Latina também.
Já a Imigrantes é mais recente, de 1976. Ela surgiu porque a Anchieta já não dava conta da vazão de carros e caminhões. Mas ela esbarrava em obstáculos geográficos, como as encostas e montanhas da serra do Mar. Por isso ela conta com um complexo sistema viário, com 44 viadutos, 7 pontes e 14 túneis. É pela Imigrantes que a grande maioria dos turistas desce a serra em direção à Baixada.
Por outro lado, o caminho do mar não acaba com o fim destas rodovias. Há outras, que fazem a ligação com as demais cidades da Baixada. A Piaçaguera-Guarujá liga o continente à ilha de Guarujá, e a Padre Manuel da Nóbrega conecta Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Uma travessia de balsa faz a ligação entre Santos e Guarujá, e a ponte do Mar Pequeno liga São Vicente e Praia Grande.

Tops da Gazeta