últimas notícias

Turismo

O parque aquático Wet'n'Wild, em Itupeva, conta com 25 atrações, e muitas delas são voltadas para crianças
O parque aquático Wet'n'Wild, em Itupeva, conta com 25 atrações, e muitas delas são voltadas para crianças
Foto: Divulgação

Férias com as crianças no interior paulista

Para gastar a energia da criançada durante o recesso escolar, passeios na água e atividades ao ar livre são boas opções

A meninada aguarda ansiosamente o começo de ano para aproveitar o tempo livre das férias, e o que não faltam são alternativas de passeios. Tem para todos os gostos, por exemplo para quem adora água e curte brinquedos radicais com escorregadores de todos os tipos que caem na piscina. Já para pretende fugir da cidade grande, hotéis-fazenda se apresentam como uma opção interessante, que deixa a criança em contato com a vida no campo e com a natureza.

Falando em piscina, o Wet'n'Wild é uma das opções mais próximas da Capital, na cidade de Itupeva, a pouco mais de 30 minutos de São Paulo. A criançada pode se divertir muito no Hot Land, que é uma área coberta do parque - garante o passeio mesmo em dias de chuva. É lá dentro que está a Ilha Misteriosa do Cascão, com toboáguas, balanços, duchas e mangueiras de esguicho. O Lazy River é um rio que corre em torno do parque, com uma correnteza tranquila que dá para descansar e aproveitar. No mês de janeiro, o parque ficará aberto todos os dias, e o ingresso custa a partir de R$ 79.

Outra opção é o Hot Beach Resort, em Olímpia, a 460 km da Capital. A viagem vale a pena: há opções de hospedagem nos hotéis da rede, que incluem o passeio no parque aquático. E piscinas realmente fazem a diferença: a cidade é bastante quente no verão. Tem até um ambiente "pé na areia", que simula uma praia bem no interior de São Paulo. Outra novidade é que o sistema de cloração da água, para mantê-la limpa, não resseca os cabelos nem a pele. A criançada vai gostar bastante do Ebaa River, que simula o contorno do Rio São Francisco.

Macaque in the trees
Hot Beach Resort, em Olímpia: Parque aquático a 460 km da Capital tem atração que simula praia e água quentinha

Já em clima de interior, a pequena Joanópolis, na região de Bragança Paulista, tem atrações naturais, como a cachoeira dos Pretos, com 154 m de altura. Mas ela é famosa por outra história: a lenda do lobisomem. Todo mundo conhece alguém que o viu, pelo menos uma vez. A história, em vez de assustar, estimula as pessoas, principalmente as crianças, a conhecer e cultivar histórias antigas. A Casa do Artesão é um dos locais onde se podem adquirir peças de artesanato variadas e também suvenires de lobisomem.

Macaque in the trees
Joanópolis: A pequena cidade faz divisa com Minas Gerais, e a lenda do lobisomem por lá é levada tão a sério que até a Casa do Artesão vende lembrancinhas desse ser mitológico

No quesito aventura, Pedra Bela, a 120 km da Capital e com menos de 10 mil habitantes, tem toda a atmosfera e calmaria de cidade pequena. O grande atrativo de Pedra Bela é a maior tirolesa do Brasil, com 2 km de extensão. A vista lá de cima é de tirar o fôlego, e dá para descer em dupla, especialmente com crianças. O espaço abre aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h, mas é possível agendar a visita durante a semana para grupos com mais de 15 pessoas. O ingresso custa R$ 50, e pode ser comprado no portal da cidade.

Macaque in the trees
Tirolesa de Pedra Bela: Para quem procura atividades mais radicais, a pequena Pedra Bela, também na divisa com Minas, é conhecida por ter a maior tirolesa em extensão do Brasil, com 2 km

Turismo pelo interior

Levar as crianças para passear pelo interior do estado é uma oportunidade de conhecer diferentes realidades em cidades menores, com um estilo de vida mais tranquilo, além, claro, do contato com a natureza.

A estrutura de hotéis-fazenda é boa para elas, porque contam com monitores que guiam as crianças nas atividades e evitam que elas se percam. Assim, os pais podem ficar tranquilos e terão oportunidade de aproveitar um pouco o espaço.

Os parques aquáticos já oferecem outro tipo de atividade. Com uma grande quantidade de piscinas à disposição, é uma forma de se divertir com atividades que dificilmente elas teriam acesso na cidade grande. Como em janeiro o calor é bastante forte, dá para se refrescar sem dificuldade. Esses locais contam com salva-vidas e uma estrutura de pronto atendimento no caso de uma ocorrência mais séria.

Mas é sempre bom reservar com antecedência os quartos, no caso de hotéis-fazenda, ou o ingresso dos parques. Os valores costumam ser menores quando adquiridos antes de viajar, especialmente se forem comprados pela internet. Aí é só viajar e aproveitar!

Galeria de Fotos

Hot Beach Resort, em Olímpia: Parque aquático a 460 km da Capital tem atração que simula praia e água quentinha - Divulgação
Tirolesa de Pedra Bela: Para quem procura atividades mais radicais, a pequena Pedra Bela, também na divisa com Minas, é conhecida por ter a maior tirolesa em extensão do Brasil, com 2 km - Equipe Fotos Radicais
Joanópolis: A pequena cidade faz divisa com Minas Gerais, e a lenda do lobisomem por lá é levada tão a sério que até a Casa do Artesão vende lembrancinhas desse ser mitológico - Enio Ricanelo

Tops da Gazeta