últimas notícias
Matriz de 
Santo Antônio, 
em Tiradentes.
É o principal ponto turístico da cidade, e não é para menos. Além do interior todo dourado, as esculturas barrocas de Aleijadinho estão lá.
Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes. É o principal ponto turístico da cidade, e não é para menos. Além do interior todo dourado, as esculturas barrocas de Aleijadinho estão lá.
Foto: Pedro Vilela

Destinos para aproveitar os dez feriados de 2020

Faça seu roteiro para aproveitar os dias extras de folga, já que este ano foi brindado com 10 feriados prolongados - fora os estaduais, aniversários das cidades e os da Consciência Negra

Se 2019 foi escasso no quesito feriado, 2020 traz dez feriadões. São ocasiões ótimas para tirar miniférias, viajar e descansar a cabeça. A Gazeta preparou um roteiro para você aproveitar alguns feriados no primeiro semestre.

Macaque in the trees
Praia da Joaquina, em Florianópolis: É uma das mais procuradas da capital catarinense. As ondas são mais fortes, próprias para surfe, a água é bem clara, e lá perto tem as dunas, que contornam a praia. Dá para escorregar por elas, utilizando pranchas de madeira ou plástico

A Páscoa cai em 12 de abril, mas o feriado começa antes, na Sexta-Feira Santa, dia 10. Uma boa pedida para viajar é Florianópolis, com opções de sobra para quem quer curtir praias badaladas, tranquilas, de ondas fortes, e até de naturismo. Um ponto turístico recentemente reformado é a Ponte Hercílio Luz, a maior ponte suspensa do Brasil.

Já o feriado de Tiradentes, 21 de abril, é em uma bela terça-feira. Que tal conhecer a cidade que leva o nome de um dos heróis nacionais? Tiradentes, em Minas Gerais, tem pontos turísticos incríveis, como a igreja Matriz de Santo Antônio, que tem no seu acervo esculturas de Aleijadinho; as lojas de artesanato, com produtos típicos, e o passeio na Maria Fumaça, que vai até São João Del Rei.

Primeiro de Maio cai na sexta-feira. Dá para dar um pulinho em Curitiba, capital paranaense. Nesta época do ano já dá para sentir o clima mais ameno do outono, e aproveitar para conhecer locais como o Jardim Botânico e sua estufa; o Museu Oscar Niemeyer, que se assemelha a um grande olho; e a Ópera de Arame, um grande auditório cujo teto é feito em tubos de aço.

Macaque in the trees
Jardim Botânico, em Curitiba: O jardim e a estufa são pontos de referência na cidade. A estufa, em particular, foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, e tem dezenas de exemplares de plantas brasileiras e de outros países. O Museu Botânico fica lá perto e tem centro de pesquisas, auditório e sala de exposições temporárias e permanentes

Para aproveitar o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, 11 de junho, que tal conhecer os festejos de São João em Campina Grande, na Paraíba? Lá a festa acontece o mês todo com dezenas de shows, apresentações de quadrilhas e comidas típicas.

Macaque in the trees
Festa de São João, em Campina Grande: Chamado de "o maior São João do mundo", a festa acontece o mês todo, com direito a shows, quadrilha, comidas típicas e eventos ligados à religiosidade

VIAGEM PROGRAMADA

Os feriados são ótimas épocas para descansar e conhecer locais novos, mas é importante, sempre, fazer a reserva de hotéis e pousadas com antecedência, para não correr o risco de não ter onde ficar - ou pagar muito mais pela hospedagem.

As cidades turísticas têm uma grande quantidade de atrativos, portanto, faça um roteiro do que pretende fazer ou locais para visitar. Assim, dá para fazer tudo o que se planejou, sem correria.

A compra das passagens aéreas também precisa ser feita antes, e não somente para garantir descontos. Da mesma forma que a reserva de hotéis, comprando agora, por exemplo, se garante o assento no avião e a certeza de se chegar lá.

Dependendo de onde se for, se preferir, o aluguel de carros é mais vantajoso do que usar táxi ou carro de aplicativo. O alerta é válido especialmente se você pretende visitar cidades vizinhas, que não possuem uma boa rede de transporte público.

Se preferir visitar locais que têm vegetação mais densa, use repelente, para evitar picadas de insetos. Confira também os horários de visitação dos pontos turísticos antes mesmo de sair de casa. Nem todas as empresas emendam os feriados, por isso é bom checar antes para poder programar o passeio e se divertir sem preocupações.

Galeria de Fotos

Tops da Gazeta