últimas notícias

Turismo

Canoa Quebrada.
É a praia mais famosa da cidade, e uma das mais conhecidas do Ceará. Uma provável origem do nome é de uma história do século 17, quando um capitão português que navegava pela região pediu ajuda aos ribeirinhos, porque seu barco tinha um furo. Os moradores se encantaram com o tamanho da embarcação e disseram
Canoa Quebrada. É a praia mais famosa da cidade, e uma das mais conhecidas do Ceará. Uma provável origem do nome é de uma história do século 17, quando um capitão português que navegava pela região pediu ajuda aos ribeirinhos, porque seu barco tinha um furo. Os moradores se encantaram com o tamanho da embarcação e disseram "é uma canoa quebrada", e assim o local foi batizado. As falésias imponentes e coloridas chamam a atenção, e outra presença constante são as jangadas dos pescadores que lá moram, que enchem de colorido a paisagem.
Foto: Jade Queiroz - MTUR

Quente o ano todo

As areias coloridas são um dos atrativos da cidade cearense de Aracati; é lá que fica a praia de Canoa Quebrada

Aracati vem do tupi, e significa "ar bom", e põe bom nisso. Localizada no litoral cearense, a 150 km da capital Fortaleza, a cidade tem a seu favor uma paisagem única. Conta com falésias, que são encostas quase que verticais na beira das praias. Essas falésias têm areias de cores diferentes, que chama a atenção ao longe. E, falando em praias, a mais famosa é a de Canoa Quebrada, que atrai turistas do Brasil e do exterior.

O ar bom da cidade não é só sobre paisagens bonitas ou a ausência de poluição. Aracati é um dos locais com grande incidência de ventos, e tem um parque eólico com várias turbinas, que transformam a energia dos ventos em energia elétrica.

Macaque in the trees
Veleiros e jangadas: Os ventos sopram a favor de Aracati, que aproveita sua força para impelir as embarcações - outro ponto turístico - e também impulsionam as turbinas do parque eólico Bons Ventos, que gera energia elétrica de forma limpa e sustentável

Mas não são ventos fortes, é uma brisa que refresca temperaturas que facilmente passam dos 30°C, até mesmo nos meses de maio, junho e julho. Dá para ver as turbinas trabalhando do ponto turístico mais famoso da cidade, a praia de Canoa Quebrada, a 12 km do centro de Aracati.

A praia abriga um povoado de pescadores - as jangadas são presença constante nos mares de cor azul turquesa - e a vida simples e tranquila impera por lá. O vilarejo era relativamente desconhecido até 1970, quando hippies de várias partes do Brasil e do mundo descobriram o local que emana paz e amor, e lá ficaram. O local cresceu, tem boa infraestrutura hoteleira, mas sem perder a calmaria.

Há outras praias que também entram no roteiro de visitação, como a do Cumbe, que tem também dunas - dá para andar de buggy pelas areias em passeios com ou sem emoção -, e é cercada pelo mangue e o rio Jaguaribe; a da Majorlândia, de onde vem a lembrancinha mais famosa, o artesanato em areia colorida, além de lindas falésias e muitos coqueiros.

Mas não tem só praia em Aracati. A Área de Preservação Ambiental de Canoa Quebrada reúne mangue, falésias, picos, praias e dunas, e tem o objetivo de proteger essas áreas da exploração humana; a igreja de Nosso Senhor do Bomfim, onde acontece a principal festa religiosa da cidade, no dia 1º de janeiro; e a rua da Broadway, com bares, restaurantes e lojas. Ou seja: Aracati tem tranquilidade e agito no mesmo lugar!

Macaque in the trees
Passeio de buggy: Sentir o vento no rosto e a emoção de deslizar pelas areias da praia é possível com os passeios de buggy. É possível contratar passeios de durações e percursos diferentes, que variam de uma a duas horas e meia de duração. Eles levam os turistas a vários pontos turísticos de Aracati e cidades vizinhas

AREIAS COLORIDAS

As falésias já chamam a atenção por serem imponentes: paredões arenosos que se erguem na beira da praia. Mas não tem como não reparar nas camadas de tons diferentes de areia que tingem esses paredões.

Isso é devido à areia quartzosa, formada por grãos de quartzo, um tipo de mineral. Dependendo do local – e da camada de cor – os grãos de areia têm formatos e tamanhos diferentes, além de incorporarem diferentes minerais na sua composição. Aliás, são estes minerais os responsáveis pela enorme variação de cores da areia, que pode ser rosa, ocre, cinza, vermelha e até branca.

Era desse tipo de areia que era feito o artesanato mais conhecido de Canoa Quebrada: as garrafinhas com areia colorida. Mas nos dias de hoje, elas ganharam outras cores, e os artesãos conseguem fazer desenhos mais vibrantes e espetaculares - e são a marca registrada da cidade.

Macaque in the trees
Artesanato: As garrafinhas coloridas são uma das lembranças preferidas. Artesãos levam cerca de 40 minutos para criar desenhos que remetem a praia e tranquilidade

Para se chegar a Aracati, deve-se ir de avião até Fortaleza e, de lá, usar um carro e dirigir por 150 km pela CE-004, em um trajeto que pode levar pouco mais de 2h para chegar lá. Mas, se você viajar via agência de viagem, esse trajeto é feito de ônibus e está incluso no pacote. O clima é quente o ano todo – a temperatura só cai um pouco no inverno. E sempre vale a dica: reservar com antecedência ajuda a encontrar bons locais a preços melhores.

Galeria de Fotos

Tops da Gazeta