A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 01 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Entretenimento

Livres de coronavírus

Fechar as fronteiras e suspender o turismo foram as soluções de alguns países para barrar a Covid-19

23/05/2020 às 01:00  atualizado em 26/05/2020 às 11:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Milford sound, Nova Zelândia

Milford sound, Nova Zelândia | /Muha04

Há lugares no mundo cujo visual tira o fôlego dos viajantes, e muitos desses lugares dependem bastante do turismo. Assim, a pandemia do coronavírus, que fechou fronteiras e paralisou a maior parte das atividades econômicas, inclusive as viagens, afeta diretamente a economia desses locais.

Continua depois da publicidade

Mas, por outro lado, ações pontuais e enérgicas ajudaram esses países a se livrar mais rapidamente da Covid-19. Um deles é a Nova Zelândia, uma ilha ao leste da Austrália, que tem paisagens tão únicas que lá foram gravadas a trilogia dos filmes 'O Senhor dos Anéis' e 'As Crônicas de Nárnia'. Assim que os primeiros casos de coronavírus apareceram no país, no final de fevereiro, a primeira-ministra Jacinda Ardern proibiu a entrada de estrangeiros. No fim de março, implantou o lockdown bastante restritivo. E o resultado veio no mês seguinte: em 29 de abril, Ardern anunciou o fim da transmissão comunitária do coronavírus - e estabelecimentos como cinemas, cafeterias, bares e academias já voltaram a funcionar, todos com restrições no acesso.

As ilhas Cook, no Pacífico Sul, são um arquipélago composto por 15 ilhas de natureza vulcânica e com paisagens de marcar a memória, também se declarou livre de coronavírus. O governo também adotou medidas rígidas de isolamento social, e o turismo entre as ilhas e demais arquipélagos da região é incentivado - mas ainda com todas as precauções.

Na Europa foi criada a primeira "bolha" de viagem entre a Lituânia, Estônia e Letônia. Localizadas no leste europeu, na divisa com a Rússia, os moradores desses três países podem viajar pelas suas fronteiras - mas estrangeiros ainda precisam ficar 14 dias em quarentena antes de entrar. Estes locais cumpriram as restrições sociais, puderam testar grande parte da sua população e puderam controlar a Covid-19.

Continua depois da publicidade

Macaque in the trees
ESTÔNIA. O trânsito entre Letônia, Estônia e Lituânia, no leste europeu, foi liberado. Já vai ser possível visitar pontos como a capital da Estônia, Tallinn (foto), cujas construções antigas estão preservadas.

Temos um exemplo no Brasil também, Fernando de Noronha, em Pernambuco. Dos 28 casos que surgiram no arquipélago, 23 se recuperaram e ainda há cinco pacientes em isolamento dentro de casa. Só foram permitidas atividades essenciais, como mercados, farmácias e consultas médicas, e para circular por lá, somente com autorização. O aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens, somente servidores de atividades essenciais poderiam entrar ou sair da ilha.

Macaque in the trees
Baia dos porcos Fernando de Noronha

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados