Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Basílica de Aparecida do Norte | Valter Campanato/Agência Brasil
Há santuários, basílicas e igrejas que chamam a atenção não somente pela sua importância religiosa: elas contam uma parte menos conhecida da história do Brasil aos devotos (ou não). Entre essas construções, há as que foram erguidas há séculos, ou as que são grandiosas, e outras que homenageiam santos brasileiros.
Continua depois da publicidade
A maior delas é o Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, a casa da padroeira do Brasil. A enorme construção é vista da rodovia Presidente Dutra, e chama a atenção. A torre (incluindo a cruz) tem 107 m de altura; a Cúpula Central, 70 m, e a área construída tem quase 72 mil metros quadrados de área. A estrutura da Basílica compreende também quatro capelas internas, o Nicho (onde está uma réplica da imagem original de Nossa Senhora) e a Sala das Promessas.
O Santuário Santa Irmã Dulce dos Pobres fica em Salvador (BA), foi erguido em 2003, em homenagem à baiana Irmã Dulce, que foi canonizada (transformada em santa) em 2019. Além do santuário, há a Capela das Relíquias, com um túmulo com os restos mortais da santa. Ao lado, estão as Obras Sociais Irmã Dulce, que abrigam um hospital com leitos hospitalares, consultas médicas e cirurgias, que atende pacientes do SUS.
Continua depois da publicidade
A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré fica em Belém (PA) e é lá que acontece uma das maiores festas religiosas do mundo, o Círio de Nazaré. A procissão da santa sai da Catedral de Belém e vai até a Basílica e leva milhões de pessoas, que seguram uma corda com 400 m de comprimento e 700 kg que tem, na ponta, a imagem de Nossa Senhora. Em 2020, a procissão não acontecerá por conta do coronavírus, mas a Basílica está aberta para visitação e missas. Há um memorial, com itens e fotos que contam um pouco mais da história da devoção à santa.
Na cidade de Trindade (GO), fica o Santuário do Divino Pai Eterno. Hoje há uma construção maior para abrigar os fiéis, mas antes a sede era uma igreja menor. O atual santuário tem três capelas, 20 confessionários e sala dos milagres e está em obras, para melhor abrigar os fiéis. É lá que será instalado o maior sino do mundo, com 4 m de altura, 4,5 m de diâmetro e 55 toneladas, que vem da Polônia. As missas acontecem normalmente dentro do santuário, mas as demais manifestações religiosas continuam suspensas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade