últimas notícias
Vista aérea de Cristo Redentor e Pão de Açúcar Rio de Janeiro
Vista aérea de Cristo Redentor e Pão de Açúcar Rio de Janeiro
Foto: Rmnunes

Os destinos mais procurados

Pesquisa mostra os destinos mais reservados pelos brasileiros na retomada do turismo e das atividades econômicas com a pandemia

As atividades econômicas, inclusive as turísticas, estão voltando: o Booking.com, um dos maiores sites de reservas de hotéis do mundo, fez um levantamento entre os usuários brasileiros para saber quais eram os destinos mais reservados nesse período de reabertura da economia com a pandemia. O resultado? Os destinos nacionais estão no topo das buscas, até pela facilidade de viajar sem precisar de vistos nem passaporte.

Um deles é o Rio de Janeiro, um dos locais mais conhecidos do mundo. A cidade liberou o banho de mar e a permanência na areia, mas o Rio não tem somente as praias como pontos turísticos. Atrações como o Cristo Redentor, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Trem do Corcovado, o Museu do Amanhã, a roda gigante RioStar, o AquaRio e o Parque Nacional da Tijuca reabriram, todos com normas de segurança sanitária e redução na capacidade de ­funcionamento.

Outra cidade que reabriu as atividades é a gaúcha Gramado. Com clima europeu (tanto na temperatura mais amena quanto na arquitetura germânica), a cidade atrai milhares de turistas durante o ano todo - e é no Natal que ela se destaca com o Natal Luz, uma série de atrações que fazem os visitantes entrarem no clima natalino. A pandemia fez os organizadores do evento readaptarem as atrações: as sessões de teatro e os desfiles não acontecerão. Por outro lado, eles prometem uma decoração única nas ruas e lojas.

Macaque in the trees
GRAMADO. A serra gaúcha reserva cidades que são conhecidas pelo clima, gastronomia, vinhos e atividades de Natal. Gramado é uma delas: a arquitetura alemã e a temperatura mais baixa trazem um 'que' de ar europeu. Além de ser um destino procurado por conta dos vinhos, chocolates e gastronomia, é no Natal que a cidade ganha destaque. O Natal Luz, por conta da pandemia, atrações como teatros e desfiles foram suspensos. Nada que tire o brilho da festa: os organizadores prometeram uma decoração ímpar, de encher os olhos.

O charmoso distrito de Monte Verde, na cidade mineira de Camanducaia, perto da divisa com o estado de São Paulo, fez a lição de casa: as recomendações sanitárias são seguidas à risca e os hotéis reduziram a capacidade de atendimento. Tanto é assim que somente podem entrar e ficar no distrito quem já fez reservas no setor hoteleiro. A trilha para a Pedra Redonda, um dos pontos mais visitados do local, voltou a funcionar e está recebendo visitantes.

Macaque in the trees
Monte Verde. O distrito mineiro de Camanducaia, na divisa com São Paulo, guarda clima de montanha e a tranquilidade do interior. A cidade se preparou bem para a retomada das atividades, e o comércio e atrações turísticas seguem protocolos de higiene.

Por fim, Porto de Galinhas, em Pernambuco, que já atraía a atenção por ter algumas das praias mais bonitas do mundo, entrou no ranking de destinos mais procurados para reservas. Localizado no município de Ipojuca, as praias estão liberadas para banho, e os quiosques da orla podem abrir - e funcionar com os protocolos sanitários. A paisagem continua bela: praias com água azul turquesa, calor o ano todo e boa infraestrutura hoteleira.

Macaque in the trees
PORTO DE GALINHAS. Uma das mais famosas do mundo, a água da pernambucana Porto de Galinhas chama a atenção de longe, com o incrível azul turquesa da água. Os quiosques à beira-mar voltaram a funcionar, e os turistas devem usar máscaras. A rede hoteleira da região funciona com capacidade reduzida.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta