últimas notícias
SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Fica perto de Joinville, no litoral catarinense, e uma de suas construções, o Forte Marechal Luz, tem uma vista privilegiada da orla
SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Fica perto de Joinville, no litoral catarinense, e uma de suas construções, o Forte Marechal Luz, tem uma vista privilegiada da orla
Foto: Zanone Fraissat/Folhapress

Para viajar no tempo

Ver cidades que mostram como era a vida das pessoas no passado é conhecer a história onde ela aconteceu

Os 520 anos do Brasil podem ser contados de várias formas, como registros históricos, fotos e pinturas. Mas há cidades com casas, fortes, igrejas e edificações antigas que também contam muita história.

Algumas delas são bastante conhecidas, como Ouro Preto (MG), Salvador (BA), Porto Seguro (BA) e Paraty (RJ). Mas há no Brasil municípios menos badalados, mas com construções históricas igualmente importantes.

Uma dessas cidades é Alcântara, no Maranhão. É perto da capital, São Luís, e ficou conhecida por abrigar o Centro de Lançamento de Foguetes, uma estrutura preparada para lançar foguetes e satélites ao espaço. Mas a história chama a atenção, com sobrados portugueses e as ruas de pedra. Igrejas de estilo colonial também fazem parte da paisagem. Perto de lá, a ilha do Cajual, guarda fósseis de eras muito antigas.

Macaque in the trees
ALCÂNTARA (MA). Tem o centro de lançamento de foguetes, que lança foguetes ao espaço. Mas a cidade é lembrada também pela história de seus sobrados portugueses, igrejas (como a de São Pedro, na foto) e ruas de pedra. Saindo de São Luís, há o serviço de transporte por barcos, que funciona durante o dia.

Em Sergipe, a cidade de Laranjeiras, bem perto da capital, Aracaju, tem tantas construções históricas que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Há casas em estilo português do século 17, igrejas que antes eram residências dos padres jesuítas, grutas e museus. A Capela Sant'Anninha é um dos destaques: com peças em ouro maciço, é uma das mais ricas do ­Nordeste.

Macaque in the trees
LARANJEIRAS (SE). A cidade é tombada pelo Patrimônio Histórico, e não é por menos: casas, ruas e igrejas coloniais contam muita história por lá. Para se chegar a Laranjeiras, é só descer no aeroporto de Aracaju e ir de carro: a viagem leva cerca de meia hora.

Em Santa Catarina, São Francisco do Sul é a cidade mais antiga do estado, fundada em 1504, e várias de suas construções históricas ficam no centro. Fica bem perto de Joinville, e foi colonizada por portugueses, espanhóis e açorianos. Tem o Forte Marechal Luz, que entrega uma bela paisagem do litoral catarinense, casas preservadas de imigrantes alemães que fizeram história na cidade, igrejas e o Museu Histórico, que fica em uma das edificações mais ­antigas de São Francisco do Sul.

No centro-oeste, em Pirenópolis, Goiás, uma das primeiras cidades goianas, também é tombada pelo Patrimônio Histórico, pelo seu conjunto de construções, casas, igrejas e estruturas da época colonial. Mas Pirenópolis não é só história: por estar em uma região de serra, possui muitas cachoeiras, o que torna a cidade atrativa para o turismo de aventura e o ecoturismo.

Macaque in the trees
PIRENÓPOLIS (GO). No meio do estado, a cidade guarda história, com igrejas e casario colonial, cachoeiras e turismo de aventura. De Goiânia, dá para ir de ônibus ou carro até a cidade, em um trajeto de 130 km.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta