Publicidade

X

Turismo

Castelo construído por ex-engraxate no Litoral vira notícia em jornal americano

Ivanio Batista da Silva, também conhecido como Rei Ivanio I e dono do ponto turístico de Cubatão, conta a história do local nas páginas do Wall Street Journal

Luana Fernandes

Publicado em 02/12/2023 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Reportagem em jornal americano foi publicada na última quinta-feira (30) / Nair Bueno/DL / Reprodução

O castelo situado na Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro, em Cubatão, agora ganhou fama internacional. O local dos sonhos do empresário Ivanio Batista da Silva virou tema de reportagem do Wall Street Journal, dos Estados Unidos. A jornalista americana Samantha Pearson, que é correspondente do jornal no Brasil, esteve no castelo e contou a história do ex-engraxate que sonhava em ter seu próprio reino.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Dizem que a casa de um homem é o seu castelo, mas esse cara pode ter ido longe demais”, assim intitulou a matéria publicada na edição da última quinta-feira, tanto no jornal impresso quanto no site do portal de notícias. “Um ex-engraxate brasileiro agora se autodenomina Sua Majestade Ivan I de Cubatão e realiza cortejo perto de um manguezal em meio a torres e colunas douradas”, continua Samantha.

Durante a reportagem, a jornalista não só contou sobre as extravagâncias das torres erguidas na cidade do Polo Industrial, mas também arrancou detalhes engraçados da história de Cubatão. Segundo o conhecido Rei Ivanio I, a cidade foi parte importante da história do Brasil, já que D. Pedro I teria passado por ela para declarar a Independência. “Mas o que muita gente não sabe, disse Silva, é que Dom Pedro I teve problemas intestinais horas antes de declarar a independência do país em São Paulo, o que o obrigou a fazer uma rápida parada em Cubatão – relato corroborado por historiadores e pela imprensa local”, conta a repórter. 

Na entrevista, Ivanio fala sobre os novos empreendimentos que está preparando para o castelo, assim como também contou à reportagem do Diário do Litoral: um dragão de 18 metros em cima das torres e um gênio da lâmpada dentro de uma delas. Samantha também conseguiu conversar com a esposa da majestade de Cubatão, Maria Claudete Silva, que acha tudo muito exagerado, mas gosta de ver o marido sossegado admirando sua obra.

A reportagem do Diário do Litoral também já esteve no castelo e conversou com o Rei Ivanio I. O vídeo dessa aventura está em nosso perfil no Youtube. Confira!

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

CRIMINALIDADE

Polícia Civil fecha empresa que aplicava golpes financeiros no centro de SP

Golpe era através de aplicativos de mensagens; 23 pessoas foram apreendidas na operação

AMARELINHA

Dorival chama são-paulinos e palmeirenses na primeira convocação

Dorival Jr. fez a sua primeira convocação para a seleção brasileira nesta sexta; veja lista

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter